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Epistemologia da Criminologia

Código: C304     Acronym: EPISTC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S (de 14-09-2015 a 18-12-2015)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 44 Plano Oficial LCRI 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Refletir sobre a posição da Criminologia, perspetivada enquanto campo de teorias e de práticas, no campo do conhecimento, a partir da análise das suas relações com outras disciplinas do saber, em particular com as ciências sociais e humanas.

- Situar a evolução do pensamento criminológico no seio das transformações dos sistemas de pensamento.

- Conhecer as grandes tradições epistemológicas e ser capaz de desenvolver grelhas de análise epistemológica e de as aplicar na abordagem das perspectivas sobre o fenómeno criminal.

- Desenvolver uma perspetiva epistemológica sobre o pensamento criminológico.

- Perspetivar os métodos de investigação e as práticas de intervenção em Criminologia em termos epistemológicos e adquirir os conhecimentos e competências necessárias à fundamentação epistemológica de orientações e opções metodológicas e práticas.

Resultados de aprendizagem e competências


Os estudantes devem ser capazes de desenvolver a abtração e a reflexão em torno de temas centrais da Criminologia, integrando diferentes pontos da matéria aprendida ao longo da licenciatura, operando criticamente em relação aos saberes assim adquiridos e posicionando-os numa perspetiva de reflexão sobre a produção do saber criminológico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Não se aplica.

Programa

I. Características gerais do pensamento científico;

II. Divisão e organização das ciências; o lugar da Criminologia no concerto das ciências e o seu estatuto científico.

III. Positivismo, Racionalismo e Construtivismo na Criminologia.

IV. Descrição, explicação, compreensão e interpretação no pensamento criminológico.

V. A "epistèmé" contemporânea e a Criminologia.

VI. A Epistemologia na sua relação com os métodos de investigação e as práticas de intervenção

VII. Comunidade e práticas científicas

VIII. As relações entre Epistemologia e ética na investigação científica: a fraude na ciência

Bibliografia Obrigatória

Agra Cândido da 1948-; Science, maladie mentale et dispositifs de l.enfance
Agra Cândido da 1948-; Elementos para uma epistemologia da criminologia
Agra, C. da; Droga-Crime, estudos interdisciplinares. A experiência portuguesa: programa de estudos e resultados (Vol. 1), Gabinete de planeamento e de coordenação do combate à droga, Ministério da Justiça, 1997
Agra, C. da; A 'epistémè' das ciências criminais - exercício empírico teórico, In: Studia Iuridica - Boletim da Faculdade de Direito, 98(5), 545-578, 2010
Agra, C. da; Ciência, poder e acção, No prelo, 2009 (Comunicação apresentada no dia 15 de Janeiro de 2009, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, para a conferência "Scientific Research and Public Policies" no âmbito do projecto europeu CRIMPREV)
Agra, C. da e Matos, A. P.; Droga-Crime, estudos interdisciplinares. Trajectórias desviantes (Vol. 11), Gabinete de planeamento e de coordenação do combate à droga, Ministério da Justiça, 1997
Bachelard Gaston 1884-1962; A^filosofia do não
Luz José Luís Brandão da 1948-; Introdução à epistemologia. ISBN: 972-27-1184-9
Canguilhem Georges; Le^normal et le pathologique. ISBN: 2-13-054958-6
Debuyst Christian; Modèle éthologique et criminologie. ISBN: 2-87009-222-9
Foucault Michel 1926-1984; A^arqueologia do saber. ISBN: 972-40-1694-3
Garland, D. e Sparks, R.; Criminology, social theory and the challenge of our tomes, In: British Journal of Criminology, 40(2), 189-204
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Pires, A. P.; La criminologie et ses objets paradoxaux: réflexions épistémologiques sur un nouveau paradigme, In: Déviance et Société, 17(2), 129-161, 1993
Popper Karl 1902-1994; A^lógica da pesquisa científica. ISBN: 978-85-316-0236-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas serão divididas entre as vertentes teóricas, de exposição da matéria, e as vertentes práticas. Nestas últimas, proceder-se-ão a discussões fundamentadas no conhecimento obtido nas vertentes teóricas, acerca de diversos pontos do programa. Cumprirá aos alunos preparar e gerir os temas propostos para cada sessão de debate, através da análise de literatura científica e epistemológica. Esta preparação e debate é alvo de avaliação.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Ciências Sociais > Criminologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Eligibility for exams

O/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a)).

A não realização da avaliação distribuída durante o semestre impede a realização do exame na época normal e de recurso.

Caso o aluno obtenha menos de 8 valores na avaliação distribuída, já só poderá obter a frequência da disciplina na época de recurso. O exame final pode ser realizado na época de recurso, aproveitando-se a nota obtida na componente de avaliação distribuída (quando superior a 8 valores), desde que o estudante tenha faltado ao exame da época normal.

A AD realizada no ano letivo imediatamente anterior é aceite para efeitos de avaliação no presente ano letivo.

Calculation formula of final grade

Cfr. Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia Avaliação distribuída: 40% Exame final: 60%

Provas e trabalhos especiais

O elemento de avaliação distribuída toma a forma de trabalho de grupo a apresentar na vertente prática das aulas, bem como a participação activa nas mesmas. A presença nas aulas não é considerada para efeitos de avaliação, será sim considerada a participação activa e fundamentada de acordo com a grelha de avaliação que apresentada em contexto de aula.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos aplicáveis. Na realização do exame em época especial (quando tal seja aceite) prescinde-se da realização da avaliação distribuída.

Melhoria de classificação


O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. regulamento)

Observações

Horário de atendimento aos alunos da Mestre Rita Faria: quartas-feiras, entre as 14h.30 e as 15h.30. Solicita-se o envio prévio de e-mail.

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