Código: | C304 | Acronym: | EPISTC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 44 | Plano Oficial LCRI | 3 | - | 6 | - |
- Refletir sobre a posição da Criminologia, perspetivada enquanto campo de teorias e de práticas, no campo do conhecimento, a partir da análise das suas relações com outras disciplinas do saber, em particular com as ciências sociais e humanas.
- Situar a evolução do pensamento criminológico no seio das transformações dos sistemas de pensamento.
- Conhecer as grandes tradições epistemológicas e ser capaz de desenvolver grelhas de análise epistemológica e de as aplicar na abordagem das perspectivas sobre o fenómeno criminal.
- Desenvolver uma perspetiva epistemológica sobre o pensamento criminológico.
- Perspetivar os métodos de investigação e as práticas de intervenção em Criminologia em termos epistemológicos e adquirir os conhecimentos e competências necessárias à fundamentação epistemológica de orientações e opções metodológicas e práticas.
Os estudantes devem ser capazes de desenvolver a abtração e a reflexão em torno de temas centrais da Criminologia, integrando diferentes pontos da matéria aprendida ao longo da licenciatura, operando criticamente em relação aos saberes assim adquiridos e posicionando-os numa perspetiva de reflexão sobre a produção do saber criminológico.
Não se aplica.
I. Características gerais do pensamento científico;
II. Divisão e organização das ciências; o lugar da Criminologia no concerto das ciências e o seu estatuto científico.
III. Positivismo, Racionalismo e Construtivismo na Criminologia.
IV. Descrição, explicação, compreensão e interpretação no pensamento criminológico.
V. A "epistèmé" contemporânea e a Criminologia.
VI. A Epistemologia na sua relação com os métodos de investigação e as práticas de intervenção
VII. Comunidade e práticas científicas
VIII. As relações entre Epistemologia e ética na investigação científica: a fraude na ciência
Aulas teórico-práticas serão divididas entre as vertentes teóricas, de exposição da matéria, e as vertentes práticas. Nestas últimas, proceder-se-ão a discussões fundamentadas no conhecimento obtido nas vertentes teóricas, acerca de diversos pontos do programa. Cumprirá aos alunos preparar e gerir os temas propostos para cada sessão de debate, através da análise de literatura científica e epistemológica. Esta preparação e debate é alvo de avaliação.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
O/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a)).
A não realização da avaliação distribuída durante o semestre impede a realização do exame na época normal e de recurso.
Caso o aluno obtenha menos de 8 valores na avaliação distribuída, já só poderá obter a frequência da disciplina na época de recurso. O exame final pode ser realizado na época de recurso, aproveitando-se a nota obtida na componente de avaliação distribuída (quando superior a 8 valores), desde que o estudante tenha faltado ao exame da época normal.
A AD realizada no ano letivo imediatamente anterior é aceite para efeitos de avaliação no presente ano letivo.
Cfr. Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia Avaliação distribuída: 40% Exame final: 60%
O elemento de avaliação distribuída toma a forma de trabalho de grupo a apresentar na vertente prática das aulas, bem como a participação activa nas mesmas. A presença nas aulas não é considerada para efeitos de avaliação, será sim considerada a participação activa e fundamentada de acordo com a grelha de avaliação que apresentada em contexto de aula.
Nos termos dos regulamentos aplicáveis. Na realização do exame em época especial (quando tal seja aceite) prescinde-se da realização da avaliação distribuída.
O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. regulamento)
Horário de atendimento aos alunos da Mestre Rita Faria: quartas-feiras, entre as 14h.30 e as 15h.30. Solicita-se o envio prévio de e-mail.