Código: | C100 | Acronym: | HISTC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 67 | Plano Oficial LCRI | 1 | - | 6 | - |
- Conhecer as condições de emergência e o desenvolvimento do saber sobre o crime e a reacção social nos países ocidentais, situando-os nos respectivos contextos teóricos, sócio-culturais, políticos e éticos. - Abordar as grandes questões criminológicas a partir de uma perspectiva que integre elementos históricos e interdisciplinares. - Perspectivar historicamente o saber criminológico produzido em Portugal e situá-lo face aos desenvolvimentos do domínio em termos internacionais.
Os estudantes devem ser capazes de identificar a análise histórica da Criminologia, considerando a sua especial complexidade na relação com o "a priori" histórico, condições sociais, politicas, científicas e culturais de determinadas épocas. Devem ser capazes de se libertar de uma narrativa histórica simplista e dar conta da complexidade da evolução do saber criminológico na sua articulação com o "projecto governamental" e as políticas públicas. Devem ser capazes de identificar as diferentes fases da evolução do saber sobre o crime e o criminoso a partir do séc. XVII, especialmente em Portugal.
Não se aplica
O programa incidirá de modo especial sobre as concepções do crime ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, abordando-as numa perspectiva histórica e situada:
I- A questão do método da análise histórica.
II - A constituição e evolução dos sistemas teóricos de pensamento: a Escola Clássica de Direito Penal; a Escola Cartográfica; o movimento da reforma das prisões; a frenologia; o desenvolvimento do Alienismo e sua relação com o crime; a Teoria da Degenerescência de Morel; a Escola de Antropologia Criminal, seus percursores, opositores e desenvolvimentos; a Escola de Defesa Social; as novas concepções sobre o Normal e o Patológico e as influências no desenvolvimento da Criminologia; a Criminologia no dealbar do séc. XXI.
III- A evolução do pensamento criminológico e a sua relação com a História do pensamento científico em geral.
IV- A História da Criminologia na Europa, na América do Norte e em Portugal
As aulas teóricas procuram expor os conteúdos programáticos indicados nos programa, podendo incluir a realização de breves exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos.
As aulas práticas destinam-se à orientação individualizada do trabalho de avaliação distribuída a realizar pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a).
A não realização da avaliação distribuída durante o semestre impede a realização do exame na época normal e de recurso. Caso o aluno obtenha menos de 8 valores na avaliação distribuída, já só poderá obter a frequência da disciplina na época de recurso.
O exame final pode ser realizado na época de recurso aproveitando-se a nota obtida na componente da avaliação distribuída (desde que maior que 8 valores), desde que o estudante tenha faltado ao exame da época normal.
AD: 40%. Exame: 60%
Não se aplica
Não se aplica
Nos termos da lei e dos regulamentos aplicáveis.
O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. Regulamento)
Bibliografia complementar: - Debuyst, Ch. (1975), Les nouveaux courants dans la Criminologie contemporaine, in Révue de Droit Pénal et Criminologie, n.º 10, 845-869 - Garland, D. (1994), Of crimes and criminals: the development of Criminology in Britain, in Mike Maguire, Rod Morgan e Robert Reiner (eds.), The Oxford Hanbook of Criminology. Oxford, Clarendon Press, (17-68) ISBN 0-19-876241-0 - Tulkens, F. (1988). Généalogie de la défense sociale en Belgique (1880-1914).Travaux du séminaire qui s’est tenu a l’Université Catholique de Louvain 1981, (dir.) Michel Foucault. Bruxelles: Story- Scientia. Horário de atendimento aos alunos da Mestre Rita Faria: quartas-feiras, entre as 14h.30 e as 15h.30. Solicita-se o envio p
révio de e-mail.