| Código: | C310 | Acronym: | PCJDF |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Criminologia |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| C | 63 | Plano Oficial LCRI | 3 | - | 6 | - |
PRIMERA PARTE
I. Introdução ao conceito de “Direitos Fundamentais” no quadro da Teoria da Constituição, aí compreendida uma análise do constitucionalismo português.
II. Aproximação e teorização dos conceitos de “restrição” e “configuração” de Direitos Fundamentais no quadro da Constituição de 1976.
SEGUNDA PARTE
I. Políticas criminais e direitos humanos: uma relação estranha: a) Que são as políticas criminais?; b) Tipos ideais de políticas criminais e a sua relação com os direitos humanos c) Ligação entre políticas criminais e direitos humanos; d) Gerações de direitos e políticas criminais; e) as três fases na proteção/desproteção dos direitos humanos a traves das políticas criminais.
II. O rol dos direitos humanos nas novas tendências doutrinais penais e criminológicas (duas aulas): a) Um novo contexto para as políticas criminais; b)A mudança de valores sociais: liberdade versus segurança; c) A sociedade do risco e as suas consequências na proteção dos direitos humanos; d) A expansão das políticas criminais da exceção e a exclusão
III.As transformações no sujeito penal: a) Dos direitos do agressor aos direitos da vitima; b) A criação de inimigos e o direito penal de exceção; b) A promoção de uma vítima ativa a traves da justiça restaurativa.
IV. As funções da pena e a proteção dos direitos humanos: a) As funções do castigo; b) Castigo e legitimaçao do poder; c) Abordagem abolicionista; d) justificações absolutas; justificações relativas; c) As antinomias nos fins e nas penas; d) Castigos uteis ou castigos justos.
V. A moralização do direito penal e das politicas criminais contra os direitos humanos: a) Sociedade, moralidade e direito penal; b) Crimes sem vítima; c) Privacidade e seguridade; d) Paternalismo penal.
VI. A prisão no século XXI, é possível falarmos em direitos humanos?: Algumas questões para o debate: a) demografia da prisão; b) condições da prisão e direitos humanos; c) respostas à crise da prisão; d) funções da prisão; e) centros de menores.
VII. Alternativas à prisão: a) Diferentes formas de privação e liberdade; b) a suspensão da execuão da pena; c) superação da privação de liberdade: multa e trabalho en beneficio da comunidade; d) castigo e vergonha.
VIII. Humanização das políticas criminais e conflitos com os direitos fundamentais: a) Políticas de prevenção da delinquência; b) A possibilidade do perdão como política criminal e a sua incidência nos direitos humanos.
TERCERA PARTE
I. Políticas criminais e direitos fundamentais. Questões preliminares. a)Poder estatal, direitos humanos e criminalidade. Dos crimes contra a humanidade ao terrorismo internacional.b) Direitos humanos e grupos vulneráveis, O processo de especificação dos direitos humanos. c) O âmbito do privado e do público. Intervenção do direito. d) Para que serve o discurso dos direitos humanos no que diz respeito à violência familiar?
II. Crimes contra a humanidade, terrorismo e direitos humanos. a) A criminalidade do Estado: crimes de lesa humanidade. Conceito, origem e consolidação. Elementos constitutivos. Crime de genocídio. Criminologia e crime de Estado. b) Os crimes contra o Estado: politicas contra o terrorismo e direitos humanos.
III. Políticas criminais e coletivos vulneráveis. Imigrantes; a) Direitos humanos, políticas imigração e políticas criminais; b) A construção do imigrante como delinquente: imigração e insegurança; c) Políticas criminais, direito penal e imigração: O abandono da ressocialização.
IV. Políticas criminais e coletivos vulneráveis. Doentes mentais: a) Estigma, doença mental e direitos humanos; b) Relação doença mental e violência; vitimação e criminalidade; c) Pessoas com doenças mentais em conflito com a lei: questões fundamentais. d) Tratamento dos delinquentes sexuais e direitos humanos: reabilitação ou gestão do risco?
V. Violência familiar, politicas criminais e direitos humanos. A violência de gênero: a) Direitos humanos, direitos da mulher e violência de gênero. b) Algumas reflexões criminológicas sobre a violência de gênero. c) O caso espanhol: legislação e principais políticas criminais.
VI. Crimes contra o meio ambiente, política criminal e direitos humanos: a) Direitos humanos ambientais; b) A evolução da proteção internacional dos direitos humanos e do meio ambiente; c) Os crimes ambientais como proteção do meio ambiente: limites do direito penal;
VII. Crimes econômicos, corrupção e direitos humanos: a) Crimes económicos e direitos fundamentais; b) A corrupção como violação dos direitos humanos
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos previamente preparados pelos estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Prova oral | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
| Estudo autónomo | 26,00 |
| Frequência das aulas | 44,00 |
| Total: | 80,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final. Fórmula de avaliação: Avaliação distribuída: Segundo a normativa da avaliação distribuída, consideram-se para avaliação (sobre vinte valores):A participação ativa nas atividades da disciplina com a exposição das leituras propostas e participação ativa nas aulas (seis valores).O exame final (catorze valores).Avaliação apenas com a apresentação ao exame: O exame final (catorze valores).Uma questão adicional sobre as leituras propostas e debatidas nas aulas (6 valores). Fórmula de avaliação: Avaliação distribuida: trabalhos e apresentação de leituras 30%; exame final: 70%
Avaliação distribuida: trabalhos e apresentação de leituras 30%; exame final: 70%