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Modelos de Intervenção em Criminologia I

Código: C302     Acronym: MIC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 20-12-2013) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 67 Plano Oficial LCRI 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de intervenção em delinquentes, jovens e adultos, já introduzidos noutras disciplinas.
Perspectivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de intervenção em delinquentes no quadro das filosofias e políticas criminais.
Conhecer os diferentes contextos de intervenção em delinquentes e as principais necessidades suscitadas.
Conhecer os programas e técnicas de tratamento e reabilitação mais utilizadas nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efectuados.

Resultados de aprendizagem e competências


Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de intervenção ; - Conhecimento de estratégias e metodologias de reabilitação; - Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de reabilitação a ofensores, em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I.Introdução
Análise histórica e epistemológica dos referenciais teóricos de intervenção no
comportamento delinquente no quadro das filosofias e políticas criminais.

II.Intervenção no Comportamento Delinquente – quadros de referência e níveis de intervenção.
1.Modelos de Intervenção no Comportamento Delinquente
• Quadros de referência e níveis de intervenção
• Programas e Técnicas de Tratamento
• Modelos psicológicos e psiquiátricos não comportamentais.
• Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais.
2. Contextos e práticas
• Especificidades, princípios e regras deontológicas – confronto entre perspectiva
normativo-jurídica e perspectiva clínica.
• Modelos e práticas aplicados aos contextos diferenciais de intervenção.
• Competências profissionais e pessoais : técnicas de suporte à comunicação/relação com
o actor delinquente.

Bibliografia Obrigatória

Andrews D. A. 1941-; The^psychology of criminal conduct. ISBN: 1-59345-321-3
Beck Aaron T.; Cognitive therapy and the emotional disorders. ISBN: 978-0-140-15689-8
Beck Aaron T.; Cognitive therapy of personality disorders. ISBN: 1-57230-856-7
Debuyst Christian 070; Histoire des savoirs sur le crime & la peine. ISBN: 2-8041-1966-1
Hollin Clive R. 340; Offending behaviour programmes. ISBN: 978-0-470-02336-5
McGuire James 340; What works. ISBN: 978-0-471-95686-0
McMurran Mary 340; Motivating offenders to change. ISBN: 978-0-471-49755-4
Rosengren David B.; Building motivational interviewing skills. ISBN: 978-1-60623-299-6
Miller William R.; Motivational interviewing. ISBN: 978-1-60918-227-4

Bibliografia Complementar

Fonseca, A. Castro...[et al.]; Psicologia forense. ISBN: 9789724028538
Hollin Clive R.; Handbook of offender assessment and treatment. ISBN: 0-471-98858-8
McGuire James 340; Offender rehabilitation and treatment. ISBN: 0-471-89967-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Eligibility for exams

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.

Calculation formula of final grade

A avaliação distribuída terá uma ponderação de 40% da nota final, correspondente a 8 valores em 20. Tendo o exame final, por conseguinte, uma ponderação de 60% (12 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos aplicáveis

Melhoria de classificação

Nos termos dos regulamentos aplicáveis

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