Código: | C302 | Acronym: | MIC I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 67 | Plano Oficial LCRI | 3 | - | 6 | - |
Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de intervenção em delinquentes, jovens e adultos, já introduzidos noutras disciplinas.
Perspectivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de intervenção em delinquentes no quadro das filosofias e políticas criminais.
Conhecer os diferentes contextos de intervenção em delinquentes e as principais necessidades suscitadas.
Conhecer os programas e técnicas de tratamento e reabilitação mais utilizadas nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efectuados.
Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de intervenção ; - Conhecimento de estratégias e metodologias de reabilitação; - Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de reabilitação a ofensores, em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.
I.Introdução
Análise histórica e epistemológica dos referenciais teóricos de intervenção no
comportamento delinquente no quadro das filosofias e políticas criminais.
II.Intervenção no Comportamento Delinquente – quadros de referência e níveis de intervenção.
1.Modelos de Intervenção no Comportamento Delinquente
• Quadros de referência e níveis de intervenção
• Programas e Técnicas de Tratamento
• Modelos psicológicos e psiquiátricos não comportamentais.
• Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais.
2. Contextos e práticas
• Especificidades, princípios e regras deontológicas – confronto entre perspectiva
normativo-jurídica e perspectiva clínica.
• Modelos e práticas aplicados aos contextos diferenciais de intervenção.
• Competências profissionais e pessoais : técnicas de suporte à comunicação/relação com
o actor delinquente.
Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
A avaliação distribuída terá uma ponderação de 40% da nota final, correspondente a 8 valores em 20. Tendo o exame final, por conseguinte, uma ponderação de 60% (12 valores).
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Nos termos dos regulamentos aplicáveis