Metodologia de Investigação e Epistemologia II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Epistemologia e Metod. de Invest. em Educação |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MC |
38 |
Plano Oficial de MC - 2010 |
1 |
- |
6 |
54 |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
Com esta unidade curricular, pretende-se que os estudantes solidifiquem e aprofundem os recursos de análise qualitativa num projecto de investigação sobre o fenómeno criminal e a desviância. Pretende-se ainda que sejam capazes de compreender e de interpretar bem a análise quantitativa presente na literatura e de, em investigação própria, seleccionar os instrumentos de análise estatística mais adequados a problemas com que se deparem. Finalmente, pretende-se que os estudantes fiquem habilitados à utilização de um software de análise estatística como o SPSS.
Em particular, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
Na parte A – Análise qualitativa:
• Aplicar os métodos de observação, entrevista e análise documental ao estudo das diferentes dimensões do fenómeno criminal.
• Conhecer os métodos de análise de dados qualitativos, e saber aplicar as técnicas de análise de conteúdo.
• Desenvolver as competências de análise, discussão e crítica dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativa em Criminologia.
Na parte B – Análise quantitativa
• Proceder a tratamento preliminar exploratório de dados quantitativos;
• Descrever a informação disponível com base na estatística descritiva;
• Aplicar métodos de análise estatística inferencial com vista a generalizar da amostra para a população;
• Interpretar os resultados dos diversos testes estatísticos realizados num software como o SPSS.
• Implementar uma meta-analysis.
Programa
Parte A – Análise Qualitativa
1. Investigação Qualitativa e Investigação Quantitativa. Metodologias de Investigação Mistas e as suas aplicações.
2. Métodos da investigação qualitativa
2.1.Metodologias qualitativas de recolha de dados: entrevista qualitativa (individual, focus groups, histórias de vida); observação; análise documental.
2.2. A qualidade da investigação qualitativa: as questões da objectividade, fidelidade, validade e generalização.
Parte B – Análise Quantitativa
1. A investigação quantitativa na Criminologia e breve introdução a análise de dados
2. Análise preliminar exploratória de dados;
3. Medidas de estatística descritiva;
4. Inferência estatística;
5. Relações entre variáveis categóricas e não categóricas;
6. Regressão linear;
7. Análise de variância;
8. Regressão logística;
9. Análise Factorial;
10. Meta-analysis.
Bibliografia Obrigatória
Albarello Luc 070;
Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-554-8
Atkinson, R.; The life story interviewing, in: J. Gubrium & J. Holstein (eds.), "Handbook of Interview Research", Thousand Oaks, London: Sage Publications, 2002
Bachman Ronet;
The^practice of research in criminology and criminal justice. ISBN: 0-7619-8706-1
Bardin Laurence;
Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Charmaz, K.; Qualitative interviewing and grounded theory analysis, in: J. Gubrium & J. Holstein (eds.), "Handbook of Interview Research", Thousand Oaks, London: Sage Publications, 2002
Glaser, B and Strauss, A.; The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research, Nova Iorque: Aldine De Gruyter, 1967
Digneffe, F.; Do individual ao social: A abordagem biográfica, in: Luc Alberello et al. (eds.), "Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais", Lisboa: Gradiva, 1997
Flick Uwe;
Métodos qualitativos na investigação científica. ISBN: 972-9413-67-3
Foddy William 1942-;
Como perguntar. ISBN: 972-8027-54-0
Kvale, S.; Interviews, Thousand Oaks, London: Sage Publications, 1996
Maroy, J.; A análise qualitativa de entrevistas, in: Luc Alberello et al. (eds.), "Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais", Lisboa: Gradiva, 1997
Mason Jennifer;
Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5
Bachman, Ronet e Raymond Paternoster; Statistical Methods for Criminology and Criminal Justice, McGraw-Hill, 2003. ISBN: 0-07-251844-8
Weisburd David;
Statistics in criminal justice. ISBN: 978-0-387-34112-5
Bushway Shawn 340;
Quantitative methods in criminology. ISBN: 0-7546-2446-3
Marôco, João;
Análise estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS). ISBN: 9789899676305
Bibliografia Complementar
Becker, H.; The epistemology of qualitative research, in: Jessor, R. et al (eds.), "Etnography and Human Development", Chicago: The University of Chicago Press, 1996
Blumer Herbert;
Symbolic interactionism. ISBN: 0-520-05676-0
Denzin Norman K.;
Interpretive interactionism. ISBN: 0-8039-3003-8
Denzin Norman K.;
Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Denzin, N. and Lincoln, Y. ; The discipline and practice of qualitative research, in: Norman Denzin and Yvonna Lincoln (eds.), "Handbook of Qualitative Research", Thousand Oaks, London: Sage Publications, 2000
Fowler Jr. Floyd J.;
Survey research methods. ISBN: 0-7619-2191-5
Hagan Frank E.;
Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Hamilton, D.; Tradition, preferences and postures in applied qualitative research, in: Norman Denzin and Yvonna Lincoln (eds.), "Handbook of Qualitative Research", Thousand Oaks, London: Sage Publications, 1994
King Roy D. 340;
Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Hagan Frank E.;
Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Howell, David; Statistical Methods for Psychology, Belmont: Thomson Wadsworth, 2007
Pestana Maria Helena 1958-;
Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-391-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Nas aulas serão apresentados e explicados os conteúdos programáticos, os quais serão discutidos com recurso a exercícios de aplicação e à exploração de casos concretos de investigação quantitativa (análise de textos científicos na área da Criminologia).
Software
PASW, v17; SPSS v18
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Ciências Sociais > Criminologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Time (Hours) |
Peso (%) |
End date |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Calculation formula of final grade
A avaliação nesta unidade curricular contempla as seguintes três componentes (com os correspondentes pesos no cálculo da classificação final):
a) Prova escrita de exame final individual e de realização obrigatória (peso de 70% na classificação final);
b) Trabalho prático individual, de realização obrigatória e de reduzida dimensão, com vista à operacionalização de (apenas) uma técnica de pesquisa qualitativa e à análise estatística da relação entre duas variáveis operacionalizadas, com recurso à utilização de software de Estatística (peso de 25% na classificação final);
c) Assiduidade (peso de 5% na classificação final).
Cada uma das componentes terá a classificação máxima de 20 valores.
Nas componentes a) e b) exige-se classificações mínimas de 8 valores.
Avaliação em Época de Recurso
Para efeitos de Avaliação em Época de Recurso, são considerados os três elementos de avaliação (com correspondentes pesos para efeito de cálculo da classificação final na unidade curricular, entre parêntesis) – prova escrita de exame final (70%); trabalho prático individual (25%); assiduidade (5%):
A) A componente "prova escrita de exame final" corresponde à realização de uma prova em data fixada pela FDUP para época de recurso.
B) A componente "trabalho prático individual" corresponde ao trabalho escrito que os estudantes entregaram durante o período lectivo, nas datas fixadas pelos docentes (componente qualitativa: 26 Abril 2011; componente quantitativa: 24 Maio 2011).
Notas:
B.1) O estudante que não tenha entregue o trabalho naqueles prazos ou cujo trabalho prático individual tenha sido classificado com nota inferior a 8 valores (numa escala 0-20), deve repetir a sua realização, entregando uma nova versão até ao dia 16 de Julho de 2011, a qual será sujeita a classificação. Caso não seja feita a entrega de nova versão do trabalho, o estudante fica reprovado.
B.2) O estudante que tenha cumprido com aqueles prazos e cujo trabalho de avaliação distribuída tenha tido uma classificação igual ou superior a 8 valores, não deve nem pode submeter outra versão do trabalho, prevalecendo a nota já alcançada.
C) A componente "assiduidade" corresponde à valorização, com aplicação da regra da proporcionalidade, das presenças nas aulas leccionadas na unidade curricular durante o semestre, tal como tinha sido aplicado na avaliação em Época Normal.
Nota:
A avaliação para efeitos de melhoria de classificação só exige a realização de uma prova de exame escrito nas épocas estabelecidas como elegíveis pelos regulamentos de avaliação vigentes, prevalecendo a classificação alcançada na melhoria se for superior à anteriormente obtida.
Provas e trabalhos especiais
vd. número anterior.
Melhoria de classificação
A avaliação para efeitos de melhoria de classificação só exige a realização de uma prova de exame escrito nas épocas estabelecidas como elegíveis pelos regulamentos de avaliação vigentes, prevalecendo a classificação alcançada na melhoria se for superior à anteriormente obtida.