Ciências do Comportamento Desviante II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Comportamento |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
59 |
Plano Oficial LCRI |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Inglês
Objectives
- Conhecer as principais escolas de pensamento sociológico, enquadrando-as nas condições sociais e teóricas da sua emergência e desenvolvimento.
- Estudo aprofundado das principais teorias sócio-criminológicas do desvio e da reacção social. Estudo dos processos de marginalização e de exclusão na sua relação com a questão criminal.
- Abordagem sociológica dos sistemas de controlo e reacção social à desviância.
Programa
I- Introdução ao pensamento sociológico
1. Conceitos de base e paradigmas teóricos
2. Comte, Marx, Durkheim e Weber.
3. Funcionalismo, interaccionismo simbólico, etnometodologia e “construção social da realidade”.
II- Perspectivas psicossociais e sociológicas no estudo do desvio, da delinquência e da reacção social.
1. Os “fundadores”: Tarde, Durkheim e a Escola de Chicago
2. Desvio, delinquência e estrutura social (a teoria da anomia de R. Merton; o estudo das subculturas delinquentes).
3. Desvio, delinquência e processos sociais (as abordagens da aprendizagem social, a teoria da associação diferencial).
4. As teorias do controlo social (a “containment theory” e a teoria dos laços sociais).
5. As teorias interaccionistas e da reacção social
6. As teorias do conflito.
III- Sociabilidades criminais: codelinquência e redes, associações diferenciais, “gangs” e crime organizado.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante. As sessões de tipo OT (orientação tutória) destinam-se à orientação individualizada de um trabalho a realizar pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Eligibility for exams
Cfr regulamento geral
Calculation formula of final grade
Cfr regulamento geral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cfr regulamento geral
Melhoria de classificação
Cfr regulamento geral
Observações
Bibliografia:
- Agra, C; Queirós, C.; Manita, C.; Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do Comportamento Desviante. Separata especial da Revista do Ministério Público, nº 69.
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