Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C106

Ciências do Comportamento Desviante I

Código: C106     Acronym: CCDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Comportamento

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 41 Plano Oficial LCRI 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Introduzir as concepções de desvio, de normal e de patológico e as ciências do comportamento desviante.
- Conhecer os principais contributos teóricos das ciências psicológicas para a compreensão do comportamento desviante e delinquente.

Programa

I- Identificação dos conceitos de desviância/comportamento desviante, de normal e de patológico no quadro das ciências biológicas, psicológicas e sociais.

II- As ciências psicológicas do comportamento desviante e as suas relações com a criminologia.

III- A Psicologia do comportamento desviante
1- Introdução
1.1- Conceitos de base e principais paradigmas teóricos da Psicologia (perspectivas psicanalíticas e psicodinâmicas, comportamentais, da Gestalt, humanistas e cognitivo-comportamentais).
1.2 Abordagem geral dos contributos teóricos e empíricos para o estudo do comportamento desviante e delinquente (processos cognitivos, processos psicossociais e desenvolvimento moral)
2- Personalidade e comportamento desviante e delinquente
2.1 Introdução à psicologia da personalidade
2.2. A personalidade do delinquente
2.2.1. abordagens analíticas
2.2.2. abordagens estruturais: as teorias diferenciais da personalidade criminal (Pinatel, Eysenck, Favard); as teorias processuais, fenomenológicas e construtivistas (De Greeff, Digneffe e Debuyst; as abordagens integradoras).

IV. Introdução à psicopatologia do comportamento delinquente.

Bibliografia Principal

- Agra, C. (1986). Science Mentale et Dispositifs de l’Enfance. Du paradigme biologique au paradigme systemique. Lisboa: INIC.
- Agra, C; Queirós, C.; Manita, C.; Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do Comportamento Desviante. Separata Especial da Revista do Ministério Público, nº 69.
- Bartol, C. R. (1991). Criminal Behaviour: a psychosocial approach. New Jersey: Prentice Hall.
- Canguilhem, G. (1979). Le normal et le pathologique. Paris: PUF (2ª ed.).
- Cario, R. & Favard, A. M. (1991). La personalité criminelle, actes des journées Pinatel. Toulouse : Editions Erès.
- Cusson, M. (1995). Desvio. In R. Boudon (Coord.) Tratado de Sociologia. Lisboa : Ed. Asa.
- Debuyst, Ch. ( ) Debuyst, Ch. (1977). Le concept de dangerosité et un de ses éléments constitutifs: la personnalité (criminelle). Déviance et Société, 1/4, 363-388.
- Debuyst, Ch. (1981). Le concept de personnalité dangereuse considéré comme expression d’un point de vue. In Ch. Debuyst (Ed.), Dangerosité et Justice Pénale. Genève : Masson.
- Digneffe, F. (1991). Le concept d’acteur social et le sens de son utilisation dans les théories criminologiques. In Acteur social et délinquance – hommage à Christian Debuyst (pp. 351-374). Bruxelas: Pierre Mardaga.
- Durkheim, E. (1998). As regras do método sociológico, Lisboa, Editorial Presença, 1998.
- Farrington, D. (1994). Psichological explanations of crime. Aldershot: Dartmouth.
- Feldman, Ph. (1998). The psychology of crime. Cambridge: Cambridge University Press.
- Gassin, R. (1994). Criminologie. Paris: Éditions Dalloz.
- Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi Editores.
- LeBlanc, M. & Fréchette, M. (1987). Le syndrome de personnalité délinquante. Revue Internationale de Criminologie et de Police Technique, 2, 133-146.
- Marx, M. & Hillix, W. (1996). Sistemas e teorias em Psicologia. São Paulo: Editora Cultrix, 2ª ed.
- Pervin, L. (1990). Handbook of personality. New York : The Guilford Press.
- Schultz, D. & Schultz, S. (1992). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Editora Cultrix, 5ª ed.
- Yochelsom, S. & Samenow, S. (1989). The criminal personality (I): a profile for change. London: Jason, Aronson, Inc..

Bibliografia Complementar

A bibliografia complementar será indicada nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Time (Hours) Peso (%) End date
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 45,00
Total: - 0,00

Eligibility for exams

Cfr regulamento geral

Calculation formula of final grade

Cfr regulamento geral

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cfr regulamento geral

Melhoria de classificação

Cfr regulamento geral
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-22 às 21:33:57 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico