Ciências do Comportamento Desviante I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Comportamento |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
C |
41 |
Plano Oficial LCRI |
1 |
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6 |
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Língua de trabalho
Português
Objectives
- Introduzir as concepções de desvio, de normal e de patológico e as ciências do comportamento desviante.
- Conhecer os principais contributos teóricos das ciências psicológicas para a compreensão do comportamento desviante e delinquente.
Programa
I- Identificação dos conceitos de desviância/comportamento desviante, de normal e de patológico no quadro das ciências biológicas, psicológicas e sociais.
II- As ciências psicológicas do comportamento desviante e as suas relações com a criminologia.
III- A Psicologia do comportamento desviante
1- Introdução
1.1- Conceitos de base e principais paradigmas teóricos da Psicologia (perspectivas psicanalíticas e psicodinâmicas, comportamentais, da Gestalt, humanistas e cognitivo-comportamentais).
1.2 Abordagem geral dos contributos teóricos e empíricos para o estudo do comportamento desviante e delinquente (processos cognitivos, processos psicossociais e desenvolvimento moral)
2- Personalidade e comportamento desviante e delinquente
2.1 Introdução à psicologia da personalidade
2.2. A personalidade do delinquente
2.2.1. abordagens analíticas
2.2.2. abordagens estruturais: as teorias diferenciais da personalidade criminal (Pinatel, Eysenck, Favard); as teorias processuais, fenomenológicas e construtivistas (De Greeff, Digneffe e Debuyst; as abordagens integradoras).
IV. Introdução à psicopatologia do comportamento delinquente.
Bibliografia Principal
- Agra, C. (1986). Science Mentale et Dispositifs de l’Enfance. Du paradigme biologique au paradigme systemique. Lisboa: INIC.
- Agra, C; Queirós, C.; Manita, C.; Fernandes, L. (1997). Biopsicossociologia do Comportamento Desviante. Separata Especial da Revista do Ministério Público, nº 69.
- Bartol, C. R. (1991). Criminal Behaviour: a psychosocial approach. New Jersey: Prentice Hall.
- Canguilhem, G. (1979). Le normal et le pathologique. Paris: PUF (2ª ed.).
- Cario, R. & Favard, A. M. (1991). La personalité criminelle, actes des journées Pinatel. Toulouse : Editions Erès.
- Cusson, M. (1995). Desvio. In R. Boudon (Coord.) Tratado de Sociologia. Lisboa : Ed. Asa.
- Debuyst, Ch. ( ) Debuyst, Ch. (1977). Le concept de dangerosité et un de ses éléments constitutifs: la personnalité (criminelle). Déviance et Société, 1/4, 363-388.
- Debuyst, Ch. (1981). Le concept de personnalité dangereuse considéré comme expression d’un point de vue. In Ch. Debuyst (Ed.), Dangerosité et Justice Pénale. Genève : Masson.
- Digneffe, F. (1991). Le concept d’acteur social et le sens de son utilisation dans les théories criminologiques. In Acteur social et délinquance – hommage à Christian Debuyst (pp. 351-374). Bruxelas: Pierre Mardaga.
- Durkheim, E. (1998). As regras do método sociológico, Lisboa, Editorial Presença, 1998.
- Farrington, D. (1994). Psichological explanations of crime. Aldershot: Dartmouth.
- Feldman, Ph. (1998). The psychology of crime. Cambridge: Cambridge University Press.
- Gassin, R. (1994). Criminologie. Paris: Éditions Dalloz.
- Hansenne, M. (2004). Psicologia da personalidade. Lisboa: Climepsi Editores.
- LeBlanc, M. & Fréchette, M. (1987). Le syndrome de personnalité délinquante. Revue Internationale de Criminologie et de Police Technique, 2, 133-146.
- Marx, M. & Hillix, W. (1996). Sistemas e teorias em Psicologia. São Paulo: Editora Cultrix, 2ª ed.
- Pervin, L. (1990). Handbook of personality. New York : The Guilford Press.
- Schultz, D. & Schultz, S. (1992). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Editora Cultrix, 5ª ed.
- Yochelsom, S. & Samenow, S. (1989). The criminal personality (I): a profile for change. London: Jason, Aronson, Inc..
Bibliografia Complementar
A bibliografia complementar será indicada nas aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Time (Hours) |
Peso (%) |
End date |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Eligibility for exams
Cfr regulamento geral
Calculation formula of final grade
Cfr regulamento geral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cfr regulamento geral
Melhoria de classificação
Cfr regulamento geral