Resumo (PT):
A fusão de elementos audiovisuais em videoclipes (MVs) serve como um método influente para expressão artística e narrativa. Esta pesquisa explora as interações entre as duas modalidades e sua eficácia na transmissão de significado no contexto da cinematografia, técnicas de edição, estética visual e uso da semiótica. Embora a investigação existente tenha fornecido informações valiosas sobre os aspectos técnicos da produção de vídeos musicais, existe uma lacuna notável na compreensão das experiências vividas pelos artistas visuais durante o processo de criação. Este estudo visa preencher essa lacuna, empregando uma abordagem fenomenológica para desvendar as emoções, percepções e processos criativos desses artistas.
Portanto, esta pesquisa se concentra nas seguintes questões:
Como os criativos por trás da produção de videoclipes selecionam e interpretam os elementos audiovisuais?
Que factores orientam o seu processo criativo de tomada de decisão e como é que a sua expressão artística se relaciona com a intenção de transmitir mensagens?
Como esses artistas colaboram com outros colaboradores importantes durante o processo de produção do videoclipe?
Para responder a estas questões, este estudo gere entrevistas em profundidade com profissionais da indústria de vídeos musicais no Porto, que são selecionados através de amostragem proposital e de bola de neve. Será realizada análise temática das transcrições das entrevistas por meio de codificação indutiva e identificação temática. Além disso, será realizada análise de conteúdo de episódios da série Director ID do Canal180, que apresenta vários diretores renomados de MV e seus processos de pensamento. Os temas recolhidos a partir de ambos os conjuntos de dados serão cruzados e, em última análise, convergirão para um quadro conceptual. Posteriormente, a estrutura basear-se-á em teorias existentes para, possivelmente, apoiar o resultado e ampliar as teorias.
Espera-se que os resultados deste estudo forneçam perspectivas sobre os processos criativos e dinâmicas colaborativas nas produções de videoclipes. O quadro conceptual resultante irá oferecer uma compreensão de como os artistas visuais no Porto gerem os elementos audiovisuais e a semiótica à luz da transmissão de significado e seguindo a sua própria arte. Esperançosamente, o quadro contribuirá para o campo académico dos meios audiovisuais e oferecerá implicações práticas para os futuros profissionais da indústria.
Abstract (EN):
The fusion of audio and visual elements within music videos (MVs) serves as an influential method for artistic expression and storytelling. This research explores the interactions between the two modalities and their effectiveness in conveying meaning in the context of cinematography, editing techniques, visual aesthetics, and the use of semiotics. While existing research has provided valuable insights into the history and technical aspects of music video production, there is a noticeable gap in understanding the lived experiences of visual artists during the creation process. This study aims to fill that gap by employing a phenomenological approach to uncover the emotions, perceptions, and creative processes of these artists.
Therefore, this research focuses on the following questions:
How do creative individuals behind the production of music videos select and interpret audiovisual elements?
What factors drive their creative decision-making process, and how does their artistic expression relate to the intent to convey messages?
How do these artists collaborate with other key contributors throughout the music video production process?
In order to address these questions, this study manages in-depth interviews with music video industry professionals in Porto, whom are selected through purposive and snowball sampling. A thematic analysis will be conducted on the interview transcripts through inductive coding and theme identification. Additionally, content analysis of episodes from the Director ID series by Canal180, which showcases multiple renowned MV directors and their thought processes, will be performed. The themes gathered from both methods will be cross-referenced and, ultimately, converge into a conceptual framework. Subsequently, the framework will draw upon existing theories to, possibly, support the outcome and extend the theories.
The findings of this study are expected to provide perspectives on the creative processes and collaborative dynamics in music video productions. The resulting conceptual framework will offer an understanding of how visual artists in Porto manage audiovisual elements and semiotics in light of conveying meaning and following their own artistry. Hopefully, the framework will contribute to the academic field of audiovisual media and offer practical implications for industry professionals yet to come.
Idioma:
Inglês