Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Física fora da sala de aula com smartphone

Publicações

Física fora da sala de aula com smartphone

Título
Física fora da sala de aula com smartphone
Tipo
Poster em Conferência Nacional
Ano
2024-09-11
Conferência Nacional
FÍSICA 2024 - 24ª Conferência Nacional de Física e 34º Encontro Ibérico para o Ensino da Física
Coimbra, 11-14 de setembro de 2024
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo ; Ciências Físicas > Física > Mecânica clássica
Outras Informações
Resumo (PT): O smartphone é o acessório ubíquo dos estudantes. Usado maioritariamente para entretenimento, várias das suas capacidades são desconhecidas, sendo comum encontrar na sala de aula estudantes com smartphone e calculadora gráfica, porque desconhecem a existência de aplicações que são calculadoras gráficas. Outro exemplo é o desconhecimento que o smartphone contém sensores como por exemplo, acelerómetro ou magnetómetro, dois dos mais comuns. Também desconhecem igualmente aplicações, gratuitas, seguras e de código aberto, que permitem aceder aos valores em bruto destes sensores, e até exportá-los para um computador pessoal, transformando os smartphones em instrumentos de medida e aquisição de dados. Ajudar o estudante a explorar estas potencialidades do smartphone é importante. Permite levar a física para fora dos manuais, oferecendo a oportunidade de olhar para o smartphone como um minilaboratório que está sempre no seu bolso e pode ser usado fora da sala de aula, quando for oportuno. Neste trabalho serão apresentadas propostas para alguns trabalhos de casa a atribuir aos estudantes. Será descrito como se pode medir, a orientação das linhas do campo geomagnético local, os campos magnéticos criados pelas linhas elétricas do metro do Porto, usando o magnetómetro do smartphone, e estudar as propriedades dum oscilador harmónico simples ou amortecido usando o acelerómetro.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Pedagógica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
2024FisicaPoster_SalzedasA4 Física fora da sala de aula com smartphone 1185.50 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Experimental Study of Secondary Instability to 2/1 Magnetic Island in Compass Density Limit Disruptions (2019)
Poster em Conferência Internacional
S. I. W. Shah; F. Salzedas; J. Havlicek; J. Stöckel ; P. Varju; A. Havránek; R. Pánek; C. Silva
On the origin of the plasma current spike during a tokamak disruption and its relation with magnetic stochasticity (2023)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
E. Nardon; K. Särkimäki; F.J. Artola; S. Sadouni; the JOREK team; JET Contributors; D. Abate; N. Abid; P. Abreu; O. Adabonyan; F. Salzedas
2009 ANNUAL REPORT INSTITUTO DE PLASMAS E FUSÃO NUCLEAR: ASSOCIATION EURATOM/IST ASSOCIATED LABORATORY WITH FCT (2009)
Capítulo ou Parte de Relatório
C. Varandas; F. Serra; IPFN team; F. Salzedas

Ver todas (77)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-01 às 17:52:54 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias