Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Educação patrimonial: criar e conceptualizar vínculos. Uma entrevista com Olaia Fontal

Publicações

Educação patrimonial: criar e conceptualizar vínculos. Uma entrevista com Olaia Fontal

Título
Educação patrimonial: criar e conceptualizar vínculos. Uma entrevista com Olaia Fontal
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2023
Autores
Fontal, Olaia
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Nascimento, Elisa de Noronha
(Autor)
FLUP
Martins, Patrícia Roque
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
DOAJ
ERIH Plus
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
Google Scholar
Worldcat OCLC
Latindex
Outras Informações
Resumo (PT): Olaia Fontal concedeu-nos esta entrevista a 26 de junho de 2023, numa conversa virtual. Nesta entrevista Olaia relatou o seu percurso no campo da educação patrimonial e o seu entendimento sobre este conceito, apresentando, igualmente, a trajetória do Observatório de Educação Patrimonial em Espanha (OEPE) e da Rede Internacional de Educação Patrimonial (RIEP), desde a sua criação à atualidade. Procurou, também, clarificar a ideia da educação patrimonial em espaços formais, não formais e informais e as ligações que tem desenvolvido com os museus enquanto elementos de investigação. A sua função como docente universitária e as relações que estabelece entre a educação patrimonial e a formação de mestres do ensino primário são, igualmente, abordadas. Por fim, Olaia, revela o futuro que imagina para a educação patrimonial em Espanha.
Abstract (EN): On 26th June 2023, Olaia Fontal granted us this interview during a virtual conversation. In this interview, Olaia shared her journey in the field of heritage education and her interpretation of this concept. She also presented the evolution of The Spanish Heritage Education Observatory (SHEO) and of The International Network on Heritage Education (INHE), from their inception to the present day. Furthermore, she focused on the notion of heritage education within formal, non-formal, and informal settings, as well as the connections she has forged with museums as research components. Her role as a university lecturer and the associations she establishes between heritage education and the training of primary school teachers were also discussed. Lastly, Olaia outlined her vision for the future of heritage education in Spain.
Idioma: Espanhol
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 19
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
midas-4524 227.60 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Midas : Museus e Estudos Interdisciplinares, nº 18 (2024) "Varia" (2024)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Noronha, Elisa
Repensar o museu e a museologia a partir da prática colaborativa com os povos indígenas: entrevista com Marília Xavier Cury (2024)
Artigo em Revista Científica Nacional
Cury, Marília Xavier; Noronha, Elisa; Martins, Patrícia Roque
Objetos e museus: biografias, narrativas e vínculos identitários (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Semedo, Alice ; Fontal, Olaia; Ibanez, Alex
Midas : museus e estudos interdisciplinares. Nº 5 (2015) (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Carvalho, A.; Casaleiro, P. ; Rodrigues, P.; Silva, R. H. E ; Semedo, Alice
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 04:03:12 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias