Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Escola imaginária: ensaios(s) didático(s) para uma educação livre, equitativa e de qualidade

Publicações

Escola imaginária: ensaios(s) didático(s) para uma educação livre, equitativa e de qualidade

Título
Escola imaginária: ensaios(s) didático(s) para uma educação livre, equitativa e de qualidade
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2023
Outras Informações
Resumo (PT): Nos períodos escolares, os alunos portugueses do EBS passam cerca de 30% do seu tempo útil na escola. Se lhes déssemos oportunidade, como a organizariam? Ou seja, qual a 'Escola Imaginária’ com que sonham os nossos jovens? Perseguindo a resposta a estas questões, no sentido de contribuir para uma educação convergente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desafiámos um conjunto de alunos a posicionarem-se face ao passado e presente, imaginando a escola que gostariam de frequentar. Acreditamos que daqui poderão resultar indicações pertinentes para as escolas e, acima de tudo, para o desenvolvimento deste projeto, que pretende avançar da dimensão imaginária dos ‘territórios escolares’, para os processos e práticas de ensino-aprendizagem da Geografia mais consentâneos com os ideais de uma educação livre, equitativa e de qualidade.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Atas XCIDG_vf1_LSoares 783.68 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

As teses de doutoramento em Geografia Física, em Portugal: uma perspetiva histórico-geográfica (2023)
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Teachers for what? - Inertia and emergence in portuguese basic education (2024)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Pacheco, Elsa ; Soares, Laura; Lemos, Paulo
Do científico ao escolar: arquiteturas e dinâmicas da transposição didática (2025)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa
Análise comparativa dos modelos de transposição didática de Chevallard (1991) e Clément (2006) (2024)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Lemos, Paulo; Soares, Laura; Pacheco, Elsa
Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Lemos, Paulo; Soares, Laura ; Pacheco, Elsa

Ver todas (8)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 21:34:21 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico