Resumo (PT):
As “box-culverts” (BC) pré-fabricadas são estruturas enterradas com grande aplicabilidade na materialização de atravessamentos de aterros em obras viárias ou na construção de galerias técnicas em centros urbanos. Estas caracterizam-se pela sua simplicidade de construção, facilidade de transporte e colocação, potencializados pela repetição de elementos de pequeno desenvolvimento longitudinal. No entanto, a existência de uma estrutura enterrada e o processo construtivo necessário à sua instalação, levam ao surgimento de complexos efeitos de migração e redistribuição de tensões no aterro, o que dificulta a estimativa da acção a que a estrutura estará sujeita através de metodologias simplificadas. A ocorrência de diversas avarias neste tipo de estruturas quando instaladas sob grandes alturas de aterro corroboram as dificuldades apontadas.
O presente artigo pretende contribuir para a compreensão do comportamento deste tipo de estruturas, identificando os mecanismos de interacção solo/estrutura e avaliando a influência de diferentes parâmetros no desenvolvimento dos mesmos, nomeadamente os relacionados com a qualidade da compactação do aterro, com o tipo fundação e com a pormenorização das BC. Para o efeito é utilizado um modelo numérico devidamente validado com resultados de uma campanha experimental.
Os resultados obtidos indicam que as pressões a que as BC estão sujeitas se afastam significativamente das previstas pelo método simplificado de dimensionamento correntemente utilizado. Por último, são apresentadas algumas recomendações relativas ao dimensionamento e pormenorização de BC sob aterros elevados.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
mjsp@fe.up.pt