Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Os processos de licenças de obra na cidade do Porto. Caracterização construtiva do património edificado entre 1911 e 1940, no Eixo da Boavista.

Publicações

Os processos de licenças de obra na cidade do Porto. Caracterização construtiva do património edificado entre 1911 e 1940, no Eixo da Boavista.

Título
Os processos de licenças de obra na cidade do Porto. Caracterização construtiva do património edificado entre 1911 e 1940, no Eixo da Boavista.
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2010
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
CORDIS: Ciências Tecnológicas
Outras Informações
Resumo (PT): Uma correcta caracterização construtiva dos edifícios é determinante para uma acção de reabilitação informada e sustentada. A investigação histórica é uma ferramenta para essa caracterização, ou numa fase anterior à execução de sondagens, ou, substituindo-se às sondagens, pela impossibilidade da sua execução em fase de projecto. Tomando como universo de análise cerca de 2000 licenças de obra emitidas na cidade do Porto desde o final do século XIX até ao final do século XX, com especial incidência no período entre 1910 de 1940, procedeu-se a tratamento estatístico dos dados recolhidos relativamente à caracterização construtiva dos elementos resistentes e envolvente exterior. Paralelamente foi efectuado um levantamento sistemático de todos os edifícios situados no eixo da Boavista (Rua, Avenida e Praça Mouzinho de Albuquerque), caracterizando os mesmos relativamente ao ano de construção e a materiais de revestimentos exteriores. A análise desses elementos permitiu retirar conclusões relativamente à incidência relativa de diversos materiais de construção e sistemas construtivos, por décadas, cruzando questões de autoria de projecto, imagem arquitectónica e tipologia. O estudo incidiu fundamentalmente sobre edifícios com programa habitacional, correspondendo também à preponderância de exemplos na zona em análise. A presente comunicação apresenta essa análise e as respectivas conclusões.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: clara_vale@arq.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Com_051 Comunicação 327.17 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Manutenção de Edifícios: Perspetiva multidisciplinar, Gequaltec-FEUP, Porto, 2015 (ISBN: 978-989-98633-4-7). (2015)
Livro
Rui Calejo Rodrigues; Rocha, Patrícia; Vitor Abrantes Almeida; Clara Pimenta do Vale; Felipe costa; Joaquim Teixeira; Luis Martins; Nelson Pereira; Rui Fernandes Póvoas; Teresa Cunha Ferreira
Urban Dynamics and Horizontal Property: Case Study of the Boavista Axis, Porto, Portugal (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Clara Pimenta do Vale; Vitor Abrantes Almeida
Reabilitação de edifícios recentes: Continuidade e reinterpretação. Conjunto Habitacional da Bouça. (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Clara Pimenta do Vale; Vitor Trindade Abrantes
An earlier example of Portuguese concrete prefabrication, the "Torre da Boavista" condominium in Porto (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Clara P. Vale; Vitor Abrantes
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-23 às 20:31:27 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias