Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasil

Publicações

O uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasil

Título
O uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasil
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2017
Autores
Gallotti, Monica Marques Carvalho
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Borges, Maria Manuel
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pestana, Olívia
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 561-569
VIII Encontro Ibérico EDICIC 2017
Coimbra, 20 a 22 de novembro de 2017
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): O progresso científico e tecnológico experimentado nas últimas décadas tem vindo a produzir mudanças muito significativas na forma como se acede, organiza, produz e, sobretudo, difunde o conhecimento científico. O uso e aplicação intensiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão na origem de tais alterações, as quais têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade atual, incluindo a academia. Este trabalho, parte de uma pesquisa doutoral, incide fundamentalmente sobre a utilização de novos métodos e ferramentas digitais nas práticas de acesso, criação e difusão da informação científica. De um modo mais preciso, propõe analisar como se dá o uso das TIC por parte de doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil. A metodologia utilizada para a consecução dos objetivos teve dois momentos: começou por uma revisão de literatura, após a qual se seguiu a aplicação de uma abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa, de modo a melhor poder caracterizar o objeto em análise. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Foi feito um estudo de caso com doutorandos de seis Programas Doutorais em Ciência da Informação em Portugal, Espanha e Brasil. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito eletrônico onde foram obtidas 174 respostas. Face aos resultados quantitativos e às análises qualitativas foi possível perceber e mapear o modo como os estudantes de ciclos de estudos avançados em Ciência da Informação incorporam tais práticas no âmbito da sua investigação e como isso se traduz em suas práticas de comunicação de ciência. O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da educação e produção doutoral, mas que concernente à publicação de resultados os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação cientifica. Foi percebido que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspeto potencialmente negativo para a sua adopção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas.
Abstract (EN): The scientific and technological progress of the last decades produced meaningful changes in the way which scientific knowledge is accessed, organized, produced and, above all, disseminated. Intensive use and application of Information and Communication Technology (ICT) is at the origin of such changes in all sectors of society today, including academia. This work, part of an ongoing doctoral research, focuses fundamentally on the use of new digital tools and methods regarding access, creation and diffusion of scholarly information. More precisely, it aims to analyze the use of ICT by Information Science doctoral students in Portugal, Spain and Brazil. In order to better characterize the object under analysis, the methodology used to achieve the objectives consisted of literature review, followed by the application of a qualitative and quantitative mixed method approach,. The study is characterized as of exploratory-descriptive nature. A case study was realized and considered students from six PhD Programs in the mentioned countries. Data collection was realized by means of semi-structured interviews as well as an electronic survey where 174 answers were obtained. Given the quantitative results and the qualitative analysis, it was possible to perceive and map the way in which advanced cycle Information Science students incorporate technology in their practices and how these `translate¿ into their scholarly communication process. The study revealed that ICT pervasively permeates all phases of doctoral education and research, but the group demonstrates preference for traditional forms of scientific communication and validation concerning publication practises. Results also point out that the doctoral students believe that the rapid evolution of ICT could be a potentially negative aspect for its adoption and that the PhD programs could further promote the use of these tools.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
olivia_pestana_edicic17 466.79 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-16 às 21:48:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico