Resumo: |
O setor ferroviário tem vindo a ocupar um papel cada vez mais relevante na sociedade, e
a segurança na circulação e custos de manutenção são pontos importantes para os gestores
e operadores ferroviários. Os sistemas de monitorização pretendem contribuir para estes dois
aspetos: segurança e otimização das ações de manutenção. No entanto, os sistemas atuais de
monitorização colocados na via-férrea, apesar de identificar defeitos geométricos nas rodas, tais
como lisos, não os categorizam em termos de severidade nem identificam, em operação, situações
de risco na circulação ferroviária, tais como cargas desequilibradas e movimento de lacete.
Neste contexto, o projeto WAY4SafeRail visa conceber um sistema de monitorização de baixo custo
capaz de: i) avaliar a condição das rodas dos comboios em operação, monitorizando e categorizando
a sua severidade; ii) detetar situações de instabilidade em circulação ferroviária, tais como cargas
desequilibradas e movimento de lacete; iii) identificar eventos ocorridos na infraestrutura não
relacionados com passagem de comboios que possam ter impacto na segurança da circulação.
Pretende-se que o sistema de monitorização possa ser aplicável a diversos equipamentos de
aquisição de dados e instrumentação instalados em infraestruturas ferroviárias. Assim, o grande
enfoque de Investigação estará na conceção de ferramentas para a aquisição, processamento e
comunicação de dados obtidos e na utilização de técnicas analíticas e de inteligência artificial para
identificar o desvio da condição esperada.
O projeto estará estruturado em torno de 6 atividades: A1 - Gestão de projeto; A2 -Requisitos e
Especificações; A3- Sistema de monitorização; A4 - Extração de Conhecimento; A5 - Integração,
Testes e Demonstração; A6 - Promoção e divulgação ampla de resultados.
É esperado no final do projeto, demonstrar e validar os resultados do projeto mediante os casos
de uso a especificar. |