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Projeto/Contrato PS:NORTE-01-0247-FEDER-069595

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 78604
 
Referência: NORTE-01-0247-FEDER-069595
Nome Curto: Way4SafeRail
Título: WAY4SAFERAIL - WAYside monitoring system FOR SAFE RAIL transportation
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: P2020|COMPETE - Projetos em Copromoção
Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação S.A.
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2022-01-10
Entidade Pagadora: Agência para o Desenvolvimento e Coesão I.P.
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2021-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2023-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2023-06-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 950.805,41 EUR
Detalhes
Resumo: O setor ferroviário tem vindo a ocupar um papel cada vez mais relevante na sociedade, e
a segurança na circulação e custos de manutenção são pontos importantes para os gestores
e operadores ferroviários. Os sistemas de monitorização pretendem contribuir para estes dois
aspetos: segurança e otimização das ações de manutenção. No entanto, os sistemas atuais de
monitorização colocados na via-férrea, apesar de identificar defeitos geométricos nas rodas, tais
como lisos, não os categorizam em termos de severidade nem identificam, em operação, situações
de risco na circulação ferroviária, tais como cargas desequilibradas e movimento de lacete.
Neste contexto, o projeto WAY4SafeRail visa conceber um sistema de monitorização de baixo custo
capaz de: i) avaliar a condição das rodas dos comboios em operação, monitorizando e categorizando
a sua severidade; ii) detetar situações de instabilidade em circulação ferroviária, tais como cargas
desequilibradas e movimento de lacete; iii) identificar eventos ocorridos na infraestrutura não
relacionados com passagem de comboios que possam ter impacto na segurança da circulação.
Pretende-se que o sistema de monitorização possa ser aplicável a diversos equipamentos de
aquisição de dados e instrumentação instalados em infraestruturas ferroviárias. Assim, o grande
enfoque de Investigação estará na conceção de ferramentas para a aquisição, processamento e
comunicação de dados obtidos e na utilização de técnicas analíticas e de inteligência artificial para
identificar o desvio da condição esperada.
O projeto estará estruturado em torno de 6 atividades: A1 - Gestão de projeto; A2 -Requisitos e
Especificações; A3- Sistema de monitorização; A4 - Extração de Conhecimento; A5 - Integração,
Testes e Demonstração; A6 - Promoção e divulgação ampla de resultados.
É esperado no final do projeto, demonstrar e validar os resultados do projeto mediante os casos
de uso a especificar.
Resultados: No âmbito deste projeto, obtiveram-se os seguintes resultados: - arquitetura de sistema de sensorização para avaliação de defeitos em rodados e de desequilíbrios de carga: - metodologia para a deteção e classificação de anomalias em veículos ferroviários baseadas em técnicas de Inteligência Artificial - solução para instalação rápida de sensores e gateways na via-férrea
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Vitor Gonçalves (Autor) (FEUP); Araliya Mosleh (Autor) (FEUP); Cecília Vale (Autor) (FEUP); Pedro Aires Montenegro (Autor) (FEUP)
2023
Poster em Conferência Nacional
Vitor Gonçalves (Autor) (FEUP); Araliya Mosleh (Autor) (FEUP); Cecília Vale (Autor) (FEUP); Pedro Aires Montenegro (Autor) (FEUP)
2023
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Evoleo Technologies EVOLEO Portugal Empresa Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto ISEP Portugal Politécnico Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 370.333,16 EUR
Valor Financiado Aprovado: 275.271,12 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 91.757,04 EUR
Taxa de Financiamento: 75 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Ana Luisa Goncalves Ramos ALGR Investigador 100 2022-07-07 2023-06-30
FEUP Araliya Mosleh AM Investigador 2022-05-02 2023-06-30
FEUP Cecília Maria Nogueira Alvarenga Santos do Vale CMNASV Investigador Responsável na UO 2021-09-01 2023-06-30
FEUP Luís António de Andrade Ferreira LAF Investigador 2021-09-01 2023-06-30
FEUP Manuel Joaquim Sá Lopes Tavares Caló MJSLTC Bolseiro 100 2022-11-23 2023-06-30
FEUP Maria de Lurdes de Oliveira Simões MLS Investigador 2022-07-01 2023-06-30
FEUP Mohammad Reza Mohammadi MRM Bolseiro 100 2022-08-03 2023-06-30
FEUP Paulo José Lopes Machado Portugal PJP Investigador 2022-01-01 2023-06-30
FEUP Pedro Aires Moreira Montenegro e Almeida PAM Investigador 2021-09-01 2023-06-30
FEUP Pedro Miguel Barbosa Alves Costa PMBAC Investigador 2021-09-01 2023-06-30
FEUP Rúben Filipe Pereira da Silva RFPS Investigador 100 2023-02-20 2023-06-30
FEUP Rui Artur Bártolo Calçada RBC Investigador 2021-09-01 2023-06-30
FEUP Rui Manuel Carvalho Marques de Faria RMF Investigador 2022-10-01 2023-06-30
FEUP Vitor Tiago Castro Gonçalves VTCG Bolseiro 100 2023-03-31 2023-06-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 665423 Tânia Filipa Vieira Antunes
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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