Resumo: |
A integração de conversores de energia das ondas em quebramares portuários é uma solução realista para equilibrar os desafios ambientais colocados a essas infraestruturas com as condicionantes de natureza económica. Por outro lado, as autoridades e as empresas estabelecidas em complexos portuários enfrentam o importante desafio de aumentar a sua competitividade internacional e desempenho ambiental, constituindo-se, assim, um ecossistema industrial único para analisar os impactos sociais, ambientais e económicos da energia oceânica.
A maioria das instalações a escala real construídas até hoje para explorar o duplo objetivo de produção de energia a partir das ondas e abrigo de bacias portuárias são baseados em dois conceitos bem estudados: a coluna de água oscilante e o princípio do galgamento. O projeto WEC4Ports visa o desenvolvimento de uma nova tecnologia híbrida (h-WEC) para quebramares portuários, para converter a energia das ondas, que usa duas tecnologias de conversão de energia bem conhecidas: turbinas pneumáticas e turbinas hidráulicas. A abordagem disruptiva idealizada e desenvolvida no projeto SE@PORTS usa a hibridização para aproveitar o recurso energia das ondas de uma forma mais eficiente, para uma ampla gama de condições de agitação marítima (períodos e alturas de onda), pois combina num único módulo as vantagens de dois conceitos complementares. O WEC4Ports baseia-se assim nos resultados do projeto SE@PORTS (TRL 3/4) e pretende realizar I&D industrial para avançar a tecnologia para um TRL 5/6. Além disso, o WEC4Ports concentra-se na incorporação do h-WEC em quebramares, como meio de favorecer um CAPEX inicial mais baixo.
Os principais componentes e subsistemas deste dispositivo de conversão da energia das ondas (as turbinas) serão construídos para serem demonstrados em ambiente real, no oceano - local de testes de Mutriku, após serem experimentalmente e numericamente dimensionados e otimizados. Os testes a escala real permitem avaliar e melho  |
Resumo A integração de conversores de energia das ondas em quebramares portuários é uma solução realista para equilibrar os desafios ambientais colocados a essas infraestruturas com as condicionantes de natureza económica. Por outro lado, as autoridades e as empresas estabelecidas em complexos portuários enfrentam o importante desafio de aumentar a sua competitividade internacional e desempenho ambiental, constituindo-se, assim, um ecossistema industrial único para analisar os impactos sociais, ambientais e económicos da energia oceânica.
A maioria das instalações a escala real construídas até hoje para explorar o duplo objetivo de produção de energia a partir das ondas e abrigo de bacias portuárias são baseados em dois conceitos bem estudados: a coluna de água oscilante e o princípio do galgamento. O projeto WEC4Ports visa o desenvolvimento de uma nova tecnologia híbrida (h-WEC) para quebramares portuários, para converter a energia das ondas, que usa duas tecnologias de conversão de energia bem conhecidas: turbinas pneumáticas e turbinas hidráulicas. A abordagem disruptiva idealizada e desenvolvida no projeto SE@PORTS usa a hibridização para aproveitar o recurso energia das ondas de uma forma mais eficiente, para uma ampla gama de condições de agitação marítima (períodos e alturas de onda), pois combina num único módulo as vantagens de dois conceitos complementares. O WEC4Ports baseia-se assim nos resultados do projeto SE@PORTS (TRL 3/4) e pretende realizar I&D industrial para avançar a tecnologia para um TRL 5/6. Além disso, o WEC4Ports concentra-se na incorporação do h-WEC em quebramares, como meio de favorecer um CAPEX inicial mais baixo.
Os principais componentes e subsistemas deste dispositivo de conversão da energia das ondas (as turbinas) serão construídos para serem demonstrados em ambiente real, no oceano - local de testes de Mutriku, após serem experimentalmente e numericamente dimensionados e otimizados. Os testes a escala real permitem avaliar e melhorar os procedimentos de instalação, operação e manutenção desses complexos sistemas de conversão de energia, bem como obter estimativas realistas dos seus desempenhos, combinando a matriz de potência com a do recurso das ondas. Além disso, um novo material será testado no local para avaliar a sua capacidade para resistir às duras condições do ambiente marinho.
O projeto realizará I&D industrial até TRL 5/6 para: (i) melhorar o desempenho da tecnologia híbrida, (ii) realizar avaliações de fiabilidade e capacidade de sobrevivência do h-WEC e dos seus componentes, (iii) otimizar a integração no quebramar para minimizar custos e reduzir o custo nivelado de energia LCoE.
O WEC4Ports terá assim um forte foco na fabricação/validação/demonstração de componentes-chave em condições reais (local de testes de Mutriku). O projeto realizará I&D industrial para:
* Melhorar o desempenho da tecnologia híbrida (h-WEC);
* Avaliar a fiabilidade e a capacidade de sobrevivência do h-WEC e dos seus componentes;
* Otimizar a integração no quebramar para minimizar custos e reduzir o LCoE.
O impacto esperado do WEC4Ports é ajudar a superar as barreiras e os desafios enfrentados pelas partes interessadas, i.e., desenvolvedores de tecnologia (e.g., interessados em validar e demonstrar as suas tecnologias e em conhecer as incertezas e os riscos adicionais específicos) e os utilizadores finais (e.g., autoridades portuárias que devem estar abertas à promoção do uso de energia renovável, mas expressam preocupações com os riscos associados à instalação e à operação desses sistemas), conhecimentos essenciais para o progresso em direção à implantação comercial e industrial deste recurso renovável. A perceção pública sobre este tipo de infraestruturas é frequentemente negativa por causa da poluição do ar e outros problemas ambientais. Estes aspetos devem melhorar se tais tecnologias forem implementadas. |