Resumo: |
É amplamente reconhecido que as crianças desenvolvem as competências essenciais para o sucesso social e escolar através de interações com adultos, pares e atividades de aprendizagem que decorrem em centros de educação e cuidados para a infância (CECI). Mais especificamente, tem sido demonstrado que interações afetuosas, responsivas e cognitivamente estimulantes estão associadas a ganhos no desenvolvimento da linguagem, cognição e social [1,2,3,4]. Apesar destas associações positivas, os efeitos das interações educadora-crianças no desenvolvimento têm sido inconsistentes entre estudos. Cada vez mais, os investigadores reconhecem a complexidade do contexto de CECI, e que os efeitos das interações educadora-crianças poderão variar em função dos grupos de crianças e das características da sala.
Um fator importante que poderá ajudar à compreensão da variação dos efeitos da qualidade das salas é o tipo de atividade (ex. grande grupo, escolha livre, rotinas). As educadoras usam diferentes tipos de atividade para estruturar o tempo das crianças durante o dia, e é provável que a estrutura tenha um papel no tipo de oportunidades criadas para interação. Estudos norteamericanos oferecem alguma evidência da importância das atividades[5,6], mas não é claro em que medida é que a qualidades das interações educadoracrianças varia em função de atividades específicas para a creche, e na Europa. Compreender se as educadoras oferecem níveis constantes de qualidade de interação ao logo do dia, ou se escolhem momentos específicos do dia para oferecer interações de elevadas qualidade é uma questão extremamente relevante. É necessário ajudar as educadoras a identificar os momentos de aprendizagem mais relevante ao longo do dia, e apoiá-las de forma a serem intencionais na estrutura do tempo das crianças.
Uma segunda fonte negligenciada na literatura é a qualidade das interações entre pares. A investigação sugere que as interações entre pares desempenham um papel positivo na aprendizag  |
Resumo É amplamente reconhecido que as crianças desenvolvem as competências essenciais para o sucesso social e escolar através de interações com adultos, pares e atividades de aprendizagem que decorrem em centros de educação e cuidados para a infância (CECI). Mais especificamente, tem sido demonstrado que interações afetuosas, responsivas e cognitivamente estimulantes estão associadas a ganhos no desenvolvimento da linguagem, cognição e social [1,2,3,4]. Apesar destas associações positivas, os efeitos das interações educadora-crianças no desenvolvimento têm sido inconsistentes entre estudos. Cada vez mais, os investigadores reconhecem a complexidade do contexto de CECI, e que os efeitos das interações educadora-crianças poderão variar em função dos grupos de crianças e das características da sala.
Um fator importante que poderá ajudar à compreensão da variação dos efeitos da qualidade das salas é o tipo de atividade (ex. grande grupo, escolha livre, rotinas). As educadoras usam diferentes tipos de atividade para estruturar o tempo das crianças durante o dia, e é provável que a estrutura tenha um papel no tipo de oportunidades criadas para interação. Estudos norteamericanos oferecem alguma evidência da importância das atividades[5,6], mas não é claro em que medida é que a qualidades das interações educadoracrianças varia em função de atividades específicas para a creche, e na Europa. Compreender se as educadoras oferecem níveis constantes de qualidade de interação ao logo do dia, ou se escolhem momentos específicos do dia para oferecer interações de elevadas qualidade é uma questão extremamente relevante. É necessário ajudar as educadoras a identificar os momentos de aprendizagem mais relevante ao longo do dia, e apoiá-las de forma a serem intencionais na estrutura do tempo das crianças.
Uma segunda fonte negligenciada na literatura é a qualidade das interações entre pares. A investigação sugere que as interações entre pares desempenham um papel positivo na aprendizagem das crianças[8,9], mas a relação entre as interações entre pares e as interações educadoracrianças permanece por esclarecer.
QualityMatters, uma extensão do projeto CARE financiado pela Comissão Europeia, irá ajudar a compreender variações nas atividades e interações de pares, e efeitos da qualidade das interações para responder à seguinte questão "Como e sob que condições tem efeitos a qualidade da educação e cuidados de infância?" Especificamente, o projeto irá examinar estes aspetos da experiência de sala que, embora não regulados, podem ser intencionalmente usados pelas educadoras[5,6,9,19]. Usando uma abordagem intercultural, e orientada para o processo, os investigadores de QualityMatters irão tirar proveito da variação presente em 4 países europeus (Fi, Ho, Po, & Pt) para examinar as complexas relações entre as atividades, as interações educadoraalunos, entre pares e o desenvolvimento da autoregulação das crianças.
O estudo 1 irá examinar em que medida as interações com pares e educadoras na sala variam de acordo com as atividades, tendo em consideração as normas estruturais em cada país. O estudo irá usar uma amostra de 30 salas de creche por país, no total de 120. As salas irão ser registadas em vídeo. Com a inclusão de 4 países Europeus no estudo, iremos obter uma variação mais ampla das características da sala que seriam de outra maneira restritas pelas normas dos países.
O estudo 2, realizado só em Portugal, segue o Estudo 1 examinando as condições sob as quais a qualidade das interações educadora-crianças e pares influenciam o desenvolvimento da autoregulação. Ir |