Resumo: |
Hoje, e cada vez mais, assiste-se à procura de novas tecnologias de tratamento que conduzam ao menor impacte ambiental. No caso dos lixiviados dos aterros sanitários, as tecnologias convencionais de tratamento não permitem atingir um nível de qualidade da água tratada compatível com as normas de descarga, e a opção pela tecnologia de membranas é um adiar do problema, pois apenas transfere os poluentes para um concentrado que carece de tratamento posterior.
Neste contexto, o projecto AdvancedLFT irá preencher esta lacuna ao nível dos sistemas de tratamento de lixiviados actualmente disponíveis no mercado.
O AdvancedLFT propõe desenvolver uma tecnologia multi-estágios, com uma etapa de oxidação fotocatalítica avançada, com radiação UV solar e/ou artificial, combinada com processos biológicos, tendo como objectivo a eliminação de substâncias orgânicas não biodegradáveis (ex: xenobióticos e compostos recalcitrantes), e promover uma melhoria substancial na qualidade do efluente final das ETAL, que permita o cumprimento das exigências legais. Tudo isto a um custo compatível com as tecnologias de tratamento existentes no mercado.
Com a validação da tecnologia AdvancedLFT em cenário real é expectável que esta demonstração propicie o interesse da entidade gestora, facilitando a sua comercialização. Acresce ainda o facto da EFACEC, com actividade na área ambiental, possuir um canal privilegiado no mercado de tratamento de águas e de resíduos quer ao nível de potenciais clientes, quer ao nível da cadeia de fornecimento de equipamentos/materiais. Esta tecnologia será desenvolvida a nível nacional pelo que o, seu fabrico à escala industrial, estará, porventura, associada a efeitos de alastramento a PMEs.
Perante o exposto, o projecto AdvancedLFT é tido como estratégico para a EFACEC pois, além de desenvolver uma tecnologia inovadora e com grande potencial de comercialização, o desenvolvimento de tecnologias próprias e inovadoras confere à EFACEC novas competências. |