Código Oficial: | M447 |
Sigla: | MC |
-Conhecer a aplicação dos métodos quantitativos e qualitativos no campo de investigação sobre o fenómeno criminal e a desviância.
-Fornecer aos estudantes competências de leitura e de compreensão de trabalhos científicos produzidos no âmbito da Criminologia quantitativa e qualitativa.
-Conduzir os estudantes ao pensamento formal aplicado aos fenómenos e problemas sociais em geral e ao crime e à justiça em particular.
-Aprofundar os conhecimentos e as competências metodológicas e técnicas necessárias à concepção e operacionalização de um projecto de investigação qualitativo e/ou quantitativo.
- Desenvolver uma integração e reflexão sistemática dos conhecimentos teórico-empíricos adquiridos ao longo do curso, em torno das áreas maiores da criminologia (e.g. delinquência juvenil, criminologia clínica, criminologia experimental, criminologia comparada, vitimologia, segurança e controlo social).
Esta disciplina tem por objectivo geral proporcionar uma introdução à evolução histórica, estrutura, sistemas e função do pensamento criminológico. Pretende-se, nesse sentido, capacitar o aluno para: - Desenvolver uma primeira perspectiva interdisciplinar e integrada do desenvolvimento do campo criminológico, ao nível epistemológico, teórico e metodológico. - Conhecer as condições de emergência e o desenvolvimento do saber sobre o crime e a reacção social nos países ocidentais, situando-os nos respectivos contextos teóricos, sócio-culturais, políticos e éticos. - Perspectivar historicamente o saber criminológico produzido em Portugal e situá-lo face aos desenvolvimentos do domínio em termos internacionais. - Perspectivar o estado actual da Criminologia, nas suas vertentes fundamental e aplicada. - Identificar os principais pressupostos dos paradigmas teóricos da criminologia actual e respectivas implicações ao nível da investigação criminológica. - Conhecer as exigências do conhecimento científico e da reflexão metodológica rigorosa, identificando os princípios do processo de investigação em criminologia e as práticas de investigação.
-Aprofundar os desenvolvimentos actuais da investigação teórica e empírica sobre o crime, a criminalidade, o delinquente e a vítima.
-Aprofundar o conhecimento das tendências actuais em matéria de intervenção no fenómeno criminal;
-Desenvolver uma reflexão interdisciplinar sobre as temáticas criminológicas actuais.
Com esta unidade curricular, pretende-se que os estudantes solidifiquem e aprofundem os recursos de análise qualitativa num projecto de investigação sobre o fenómeno criminal e o comportamento anti-social. Pretende-se ainda que sejam capazes de compreender e de interpretar bem a análise quantitativa presente na literatura e de, em investigação própria, seleccionar os instrumentos de análise estatística mais adequados a problemas com que se deparem. Finalmente, pretende-se que os estudantes fiquem habilitados à utilização de um software de análise estatística como o SPSS.
Na UC de TEC II pretende-se contribuir para:
(1) Aprofundamento dos conhecimentos sobre temas especiais da Criminologia, do ponto de vista teórico e empírico.
(2) Desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre as principais temáticas criminológicas atuais.