Resumo (PT):
A criação de cursos para a formação de professores é relativamente recente em Portugal. Com a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo, em 1986, institui-se um sistema de formação para a docência cuja estrutura se manteve inalterada até 2007, data a partir da qual passou a ser exigida a obtenção do grau de mestre para a habilitação profissional. Todavia, as necessidades do sistema educativo ao nível da profissionalização de professores, especialmente entre as décadas 60 e 80, nunca foram completamente satisfeitas. A partir do início deste século, com a combinação entre a diminuição do número de estudantes no sistema de ensino e a formação de docentes instalada nas instituições do ensino superior, começou a emergir a perceção de que os cursos de formação de professores não tinham saídas profissionais. A procura por estas formações baixou de forma substancial e durante muito tempo não se antecipou que a aposentação dos docentes iria colocar desafios sérios ao sistema público de educação. Só recentemente é que se começou a perceber estarmos perante um problema para o qual não existem soluções fáceis. Nesta comunicação descrever-se-á de forma sucinta a história deste processo e analisar-se-ão as razões que estiveram na sua base.
Abstract (EN):
The creation of teacher education courses is relatively recent in Portugal. The publication of the Fundamental Law on the Education System in 1986 established a teacher training system, the structure of which remained unchanged until 2007, when a master’s degree became a statutory requirement for professional qualification. However, the needs of the education system in terms of teacher professionalisation, especially between the 1960s and 1980s, were never fully addressed. From the beginning of the 21st century, a decreasing number of students in the public education system, combined with the establishment of teacher education in higher education institutions, reinforced the perception that such courses offered limited career prospects. Demand for these courses fell substantially, and for a long time, no measures were implemented to anticipate the serious challenges that the impending retirement of teachers would pose to the public education system. Only recently has attention been paid to this problem for which there are no easy solutions. This paper provides a brief historical overview of this process and examines its underlying factors.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific