Resumo (PT):
Neste ensaio, tentaremos questionar
se o direito à literatura, ao prazer estético, ao
ambíguo mundo de uma fantasia controlada,
ao desbravar de um inconsciente nem sempre
intuído, mas frequentemente pressentido, estará em risco com a chegada de textos construídos artificialmente por máquinas, programadas por humanos, mas com vida própria,
desafiadoras de uma autoridade em risco de
derrocada? Como lidar com as necessidades
humanas como os enigmas e sua decifração,
a evasão, a excitação, o humor, a identidade,
o confronto com o eu, o autoconhecimento, a
sensação estética, a experimentação linguística, a consciência social, o problema do género? Será que programas como o ChatGPT ou
análogos conseguirão lidar com esse direito
fundamental? Será que as redes sociais podem
ser substitutas à altura? Não me parece. O direito à literatura, à narrativa, aos jogos de linguagem não se esgota em simulacros ou em
máscaras. É urgente reequacionar o binómio
homem/criação artística e manter a literatura
como algo estruturante da vida
Abstract (EN):
In this essay, we will attempt to
question whether the right to literature — to
aesthetic pleasure, to the ambiguous world
of controlled fantasy, to the exploration of
an unconscious not always intuited but often sensed — is at risk with the emergence of
texts artificially constructed by machines, programmed by humans but with a life of their
own, challenging an authority on the brink of
collapse. How can we address human needs
such as enigmas and their deciphering, escapism, excitement, humor, identity, confrontation
with the self, self-knowledge, aesthetic sensation, linguistic experimentation, social awareness, and the issue of gender? Will programs
like ChatGPT or similar tools be capable of
handling this fundamental right? Can social
media be adequate substitutes? I don’t believe so. The right to literature, to narrative, to
language play cannot be reduced to simulacra
or masks. It is urgent to reconsider the man/
artistic creation dichotomy and to preserve literature as a structuring element of life.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific