Resumo (PT):
O smartphone é o acessório ubíquo dos estudantes. Usado maioritariamente para entretenimento, várias das suas capacidades são desconhecidas, sendo comum encontrar na sala de aula estudantes com smartphone e calculadora gráfica, porque desconhecem a existência de aplicações que são calculadoras gráficas. Outro exemplo é o desconhecimento que o smartphone contém sensores como por exemplo, acelerómetro ou magnetómetro, dois dos mais comuns. Também desconhecem igualmente aplicações, gratuitas, seguras e de código aberto, que permitem aceder aos valores em bruto destes sensores, e até exportá-los para um computador pessoal, transformando os smartphones em instrumentos de medida e aquisição de dados.
Ajudar o estudante a explorar estas potencialidades do smartphone é importante. Permite levar a física para fora dos manuais, oferecendo a oportunidade de olhar para o smartphone como um minilaboratório que está sempre no seu bolso e pode ser usado fora da sala de aula, quando for oportuno.
Neste trabalho serão apresentadas propostas para alguns trabalhos de casa a atribuir aos estudantes. Será descrito como se pode medir, a orientação das linhas do campo geomagnético local, os campos magnéticos criados pelas linhas elétricas do metro do Porto, usando o magnetómetro do smartphone, e estudar as propriedades dum oscilador harmónico simples ou amortecido usando o acelerómetro.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Educational