Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Leixões no comportamento de um navio amarrado no Posto 'A'
Publication

Publications

Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Leixões no comportamento de um navio amarrado no Posto 'A'

Title
Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Leixões no comportamento de um navio amarrado no Posto 'A'
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2011
Authors
Francisco Taveira Pinto
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
E. Brógueira-Dias
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Civil engineering
CORDIS: Technological sciences > Engineering > Civil engineering > Hydraulic engineering
Other information
Resumo (PT): As condições operacionais dos terminais portuários construídos no intradorso de quebramares exteriores são influenciadas pela agitação marítima que, por difracção, contorna essas obras de abrigo. O artigo apresenta uma análise comparativa preliminar de duas possíveis intervenções na cabeça do quebramar norte de Leixões, que procuram melhorar as condições operacionais e de segurança de um posto de acostagem próximo. As intervenções estudadas em modelo físico consistem no prolongamento de um muro-cortina, na direcção perpendicular ao alinhamento do quebramar norte, e na construção de um "maciço" com uma forma aproximadamente circular (em planta), utilizando blocos de betão dispostos de uma forma irregular. As duas intervenções têm um efeito positivo no comportamento do navio, pois permitem a redução da amplitude dos seus movimentos. No entanto, a construção do maciço circular mostrou-se mais eficaz do que o prolongamento do muro-cortina. A redução da amplitude significativa dos movimentos do navio não ultrapassa, em geral, os 25%. A eventual optimização dessas intervenções poderá contribuir para o aumento da sua eficácia.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 13
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
PT010_P.Rosa.Santos.et.al.7as.JPECP_PUB 2954.42 KB
Related Publications

Of the same scientific areas

Programa TSUNAMIS.2D (1996)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros
On the Recovery of Mineral Resources from the Deep Sea (1995)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros
On the Analysis of Turbulent Flows (1992)
Technical Report
Rui Carneiro de Barros

See all (73)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-07 at 02:38:03 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing