Resumo (PT):
As condições operacionais dos terminais portuários construídos no intradorso de quebramares
exteriores são influenciadas pela agitação marítima que, por difracção, contorna essas obras de
abrigo. O artigo apresenta uma análise comparativa preliminar de duas possíveis intervenções
na cabeça do quebramar norte de Leixões, que procuram melhorar as condições operacionais e
de segurança de um posto de acostagem próximo. As intervenções estudadas em modelo físico
consistem no prolongamento de um muro-cortina, na direcção perpendicular ao alinhamento do
quebramar norte, e na construção de um "maciço" com uma forma aproximadamente circular
(em planta), utilizando blocos de betão dispostos de uma forma irregular. As duas intervenções
têm um efeito positivo no comportamento do navio, pois permitem a redução da amplitude dos
seus movimentos. No entanto, a construção do maciço circular mostrou-se mais eficaz do que o
prolongamento do muro-cortina. A redução da amplitude significativa dos movimentos do navio
não ultrapassa, em geral, os 25%. A eventual optimização dessas intervenções poderá contribuir
para o aumento da sua eficácia.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
13
License type: