Resumo (PT):
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a sensibilidade e a segurança de pontes de pequeno vão situadas em linhas de alta velocidade relativamente a fenómenos ressonantes. Tendo em conta a existência de diferentes tipos de resposta aplicam-se técnicas de simulação, nomeadamente os métodos de Monte Carlo e do Hipercubo Latino, que permitem tratar de um modo eficiente a ocorrência de distribuições multimodais, típicas no problema estudado.
O estudo incidiu sobre uma ponte real, a ponte ferroviária de Canelas, situada na Linha do Norte, tendo-se admitido a variabilidade das características estruturais. Antes de se proceder à realização de simulações efetuou-se uma filtragem das variáveis de modo a aferir a importância assumida por cada uma das variáveis aleatórias consideradas.
Tendo sido definido o valor de probabilidade limite para garantir a segurança da ponte, analisaram-se cenários com diferentes tamanhos de amostra e compararam-se os resultados obtidos através dos diferentes métodos de simulação aplicados, de modo a estabelecer o número de simulações necessárias para se obter um grau de precisão adequado. A metodologia implementada permitiu proceder à definição de limites de velocidade de circulação dos comboios de alta velocidade na ponte.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific