Resumo (PT):
Neste artigo, procuramos responder à questão levantada por Linda Nochlin “Why
have there been no greatest women artists?”; aditando a essa questão uma outra:
Por que razão as trajetórias femininas nas artes – e particularmente na música - são
esquecidas e/ou invisibilizadas? Ao estirar a questão para o mundo da música,
procuraremos compreender o que está na base desse esquecimento e/ou invisibilidade
e, sequentemente, da secundarização de mulheres/bandas femininas. Primeiro,
analisaremos a própria invisibilidade que afetou, durante décadas, o campo dos youth
studies, em que as mulheres não apareciam ou apareciam apenas como namoradas,
companheiras, groupies, uma realidade que apenas começou a mudar em meados da
década de 1980. Em seguida, faremos idêntico exercício na realidade portuguesa,
especialmente no pós-25 de Abril de 1974 no tocante à participação das mulheres como
criadoras nos mundos das artes, com especial ênfase no indie rock e no punk. E, por
fim, centramos a nossa análise na compreensão do caso paradigmático da música e
da ilustradora Ana da Silva e da sua banda The Raincoats - uma banda que atualmente
é considerada seminal no riot grrrl e pós-punk, mas que teve de enfrentar imensas
desvalorizações e/ou omissões, o que faz com que, ainda hoje, seja tida como a next big
thing pelos média da especialidade e praticamente desconhecida pela generalidade da
população.
Abstract (EN):
In this article we seek to respond to the question raised by Linda Nochlin "Why have there been no greatest women artists?"; adding to this question another: Why are female trajectories in the arts - and particularly in music - forgotten and/or made invisible? By stretching the question to the world of music, we will seek to understand what is at the root of this forgetfulness and/or invisibility and, consequently, of the secondary status of women/women's bands. Firstly, we will analyse the very invisibility that for decades affected the field of youth studies, in which women did not appear or appeared only as girlfriends, companions, groupies, a reality that only began to change in the mid-1980s. Next, we will carry out an identical exercise in the Portuguese reality, especially after the 25th of April 1974 regarding the participation of women as creators in the art world, with an emphasis on indie rock and punk. Finally, we focus our analysis on the understanding of the paradigmatic case of the music and illustrator Ana da Silva and her band The Raincoats - a band that is currently considered seminal in riot grrrl and postpunk, but had to face a lot of devaluations and/or omissions, which makes it, even today, considered as the next big thing by the media and practically unknown by the generality of the population.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific