Resumo (PT):
À escola vão crianças e jovens de diferentes origens sociais e culturais que se veem confrontados com
uma cultura escolar normalizadora que os impede de ter sucesso escolar e de ver efetivado o direito à
educação e a outros direitos humanos. Gerir esta diversidade de forma positiva significa fazer com que
a diferença não seja sinónimo de estigmatização e exclusão escolar e social. Os assistentes sociais,
possuidores de uma formação científica e técnica diversificada, reúnem as condições necessárias para
intervir na efetivação do direito à educação porque são capazes de congregar e promover a colaboração
e comunicabilidade indispensável entre saberes e atores educativos.
Através de entrevistas a assistentes sociais que integram equipas multidisciplinares em agrupamentos
de escolas da AMP procurou-se apreender como percecionam as suas funções, as tarefas nas quais elas
se concretizam, isto é, as suas representações e práticas profissionais.
Abstract (EN):
Children and young people from different social and cultural backgrounds go to school and find
themselves confronted with a normalizing school culture that prevents them from succeeding at school
and from seeing their right to education and other human rights fulfilled. Positively managing this
diversity means making the difference not synonymous with stigmatization and school and social
exclusion. With a scientific and technical diversified background, social workers have the necessary
conditions to accomplish the right to education because they can promote collaboration and essential
communicability between knowledge and educational actors. Through interviews with social workers
who are part of multidisciplinary teams in groups of schools in the Metropolitan Area of Oporto, we
sought to understand professional practices about social and school mediation and how they perceive
their functions.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Disponível em: https://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Educação_XI-APS-44761.pdf
No. of pages:
28