Resumo (PT):
A sociedade, historicamente, incorpora para si os seus próprios avanços e assim se reconfigura para
melhor usufruir desse novo espectro. A sociedade da informação e do conhecimento é a nova
reconfiguração social que se apresenta no século XXI. Nessa nova sociedade não basta mais apenas ser
alfabetizado, aprender a ler, estudar em livros para a prova, saber tabuadas e estar presente na escola.
Ela usa novos recursos de aprendizagem que se juntam ou substituem os anteriores, ela não descarta as
novas tecnologias como recurso para aprender e exige do cidadão uma nova competência: a
competência em informação. Um cidadão “alfabetizado” em informação e nos recursos que permitem
acessar e usar as informações e conhecimentos disponíveis, incluindo as novas tecnologias,
especialmente as de informação e comunicação. Por isso a relação aprendiz e aprendizado está se
reconfigurando e agora precisa desenvolver o cidadão para torná-lo competente em informação. E para
ser e se manter competente em informação não basta aprender e apreender: é preciso aprender por
toda a vida.
Abstract (EN):
Society historically incorporates the advances of society itself and thus reconfigures itself to benefit from
this new spectrum. The information and knowledge society is the new social reconfiguration present in
the 21st century. In this new society, it is not enough just to be literate, to learn how to read, to study in
books for the exams, to know arithmetic and to be present at school. The current information society
uses new learning resources that join or replace the previous ones, it does not discard the new
technologies as a learning resource, and it demands of the citizen a new competence: information
literacy. A citizen who is ‘literate’ in information and in the resources that allow access to and use of
available information and knowledge, including new technologies, especially information and
communication technologies. That is why the relationship between apprentice and learning is being
reconfigured, and now it needs to develop the citizens to become information literate. And for them to
be and remain information literate, it is not enough learning and understanding: a lifelong learning is
necessary.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/48660