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Jovens Empreendedores: uma abordagem sociológica a partir do programa Erasmus

Title
Jovens Empreendedores: uma abordagem sociológica a partir do programa Erasmus
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2018
Authors
Teixeira, Cristina
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Parente, Cristina
(Author)
FLUP
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Conference proceedings National
Scientific classification
CORDIS: Social sciences
Other information
Resumo (PT): A reflexão que propomos resulta de um estudo sobre os jovens empreendedores portugueses que participaram no programa Erasmus para Jovens Empreendedores (EJE), lançado em 2008 pela Comissão Europeia EJE, que visa promover o espírito empresarial na Europa e apoiar novas empresas em fases cruciais do seu nascimento e crescimento. Destina-se a empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, as quais são tidas como fatores-chave na prossecução dos objetivos da estratégia Europa 2020, dado o seu dinamismo na criação de emprego, porém afetado, entre outros aspetos, por uma exploração limitada de oportunidades internacionais. O estudo visou perceber através de uma metodologia quantitativa, muito apoiada em análise documental de fontes secundárias e em entrevistas semiestruturadas, as motivações e as expectativas dos novos empreendedores portugueses que participaram neste programa, bem como os benefícios identificados e a satisfação com o mesmo. Os resultados apurados mostram que apesar das taxas de execução em Portugal manifestarem limitações, numa perspetiva comparada com os outros países participantes, genericamente os novos empreendedores sentem que o programa correspondeu às suas expectativas, recomendando a sua frequência a potenciais candidatos. Os novos empreendedores referem motivações de participação no programa orientadas por uma atitude empreendedora de oportunidade mais do que de necessidade (Dornelas, 2005), sendo que os principais benefícios apontados são a melhoria do plano de negócios já existente e o incentivo à criação do próprio negócio.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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E-book XVIIEN 2017 - Teixeira C. e Parente C.18_xvii 389.63 KB
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