Resumo (PT):
O progresso científico e tecnológico experimentado nas últimas décadas tem vindo a produzir
mudanças muito significativas na forma como se acede, organiza, produz e, sobretudo, difunde o
conhecimento científico. O uso e aplicação intensiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
estão na origem de tais alterações, as quais têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade
atual, incluindo a academia. Este trabalho, parte de uma pesquisa doutoral, incide fundamentalmente sobre
a utilização de novos métodos e ferramentas digitais nas práticas de acesso, criação e difusão da
informação científica. De um modo mais preciso, propõe analisar como se dá o uso das TIC por parte de
doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil. A metodologia utilizada para a
consecução dos objetivos teve dois momentos: começou por uma revisão de literatura, após a qual se
seguiu a aplicação de uma abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa, de modo a melhor poder
caracterizar o objeto em análise. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Foi feito um estudo
de caso com doutorandos de seis Programas Doutorais em Ciência da Informação em Portugal, Espanha e
Brasil. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito
eletrônico onde foram obtidas 174 respostas. Face aos resultados quantitativos e às análises qualitativas
foi possível perceber e mapear o modo como os estudantes de ciclos de estudos avançados em Ciência da
Informação incorporam tais práticas no âmbito da sua investigação e como isso se traduz em suas práticas
de comunicação de ciência. O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da
educação e produção doutoral, mas que concernente à publicação de resultados os respondentes
evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação cientifica. Foi percebido que
o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspeto potencialmente negativo para
a sua adopção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas.
Abstract (EN):
The scientific and technological progress of the last decades produced meaningful changes in
the way which scientific knowledge is accessed, organized, produced and, above all, disseminated. Intensive
use and application of Information and Communication Technology (ICT) is at the origin of such changes in all sectors of society today, including academia. This work, part of an ongoing doctoral research, focuses
fundamentally on the use of new digital tools and methods regarding access, creation and diffusion of
scholarly information. More precisely, it aims to analyze the use of ICT by Information Science doctoral
students in Portugal, Spain and Brazil. In order to better characterize the object under analysis, the
methodology used to achieve the objectives consisted of literature review, followed by the application of a
qualitative and quantitative mixed method approach,. The study is characterized as of exploratory-descriptive
nature. A case study was realized and considered students from six PhD Programs in the mentioned
countries. Data collection was realized by means of semi-structured interviews as well as an electronic survey
where 174 answers were obtained. Given the quantitative results and the qualitative analysis, it was possible
to perceive and map the way in which advanced cycle Information Science students incorporate technology
in their practices and how these `translate¿ into their scholarly communication process. The study revealed
that ICT pervasively permeates all phases of doctoral education and research, but the group demonstrates
preference for traditional forms of scientific communication and validation concerning publication practises.
Results also point out that the doctoral students believe that the rapid evolution of ICT could be a potentially
negative aspect for its adoption and that the PhD programs could further promote the use of these tools.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific