Resumo (PT):
A otimização da performance nos Jogos Desportivos é um tema complexo e com
múltiplas vias metodológicas para atingi-la. Dentre elas, a Análise de Redes
Sociais contribui à Análise do Jogo utilizando de vias matemáticas advinda da
Teoria dos Grafos, analisando a interação entre agentes numa rede. As Redes
de Interação, mais utilizadas no campo desportivo, analisam a relação dos
jogadores (unidades de análise ou nós) através dos passes (arestas). A presente
tese expandiu o olhar dado às unidades de análise nos Jogos Desportivos e
considerou as ligações diretas e indiretas entre as ações de jogo. Assim, o
principal objetivo consistiu em verificar o comportamento de cada variável de
jogo no voleibol, revelando assim o real papel de cada ação de jogo nos seis
complexos de jogo; além da influência dos padrões de jogo para a eficácia das
ações no voleibol feminino e masculino de alto nível. Os resultados sugerem que
o facto de considerar as ações de jogo como unidades de análise fornecem
importantes informações acerca da ecologia do jogo. Neste sentido, importantes
padrões de jogo foram encontrados nos seis complexos de jogo, onde as ações
realizadas em condições não-ideais (como as variáveis Condição de
Distribuição, Zona e Tempo de Ataque) tiveram um papel central na maioria dos
complexos analisados. As ações de jogo revelaram o mesmo comportamento
independente do nível de eficácia considerado, indicando que a capacidade
individual de solucionar os problemas de jogo assume um papel de maior
importância do que o padrão de jogo em cada complexo. Em suma, a utilização
de unidades não-agenciais, através da ponderação das ligações diretas e
indiretas, forneceu informações refinadas e o peso do comportamento de cada
variável em todos Complexos de Jogo contribuindo para o entendimento da
ecologia e dinâmica do voleibol. Sugere-se, que futuras investigações
considerem os sistemas táticos, características dos jogadores, ou ainda, fatores
que possam impactar as ações individuais, como as restrições situacionais do
jogo (momento, status da partida, ações prévias e posteriores ao erro).
PALAVRAS-CHAVE: Análise de Redes Sociais; Centralidade de Autovetor;
Análise da Performance, Ações de jogo; Voleibol.
Abstract (EN):
The optimization of performance in Sports Games is a complex subject and with
multiple methodological ways to reach it. Among them, Social Network Analysis
contributes to Game Analysis using mathematical pathways derived from Graph
Theory, analysing the interaction between agents in a network. The Interaction
Networks, most used in the sports field, analyse the players relationship (units
analysis or nodes) through the passes (edges). The present thesis expanded the
look given to the analysis units in the Sports Games and considered the direct
and indirect relation between the game actions. Thus, the main objective was to
verify the behaviour of each game variable in volleyball, thus revealing the real
role of each game action in the six Game Complexes; as well as the influence of
game standards on the effectivity of high-level women's and men's volleyball. The
results suggest that considering game actions as analysis units provides
important insights into game ecology. In this sense, important game patterns
were found in the six game complexes, where actions performed in non-ideal
conditions (such as the Conditions of Distribution, Zone and Attack Tempo)
played a central role in most of the complexes analysed. Game actions revealed
the same behaviour regardless of the effectivity level considered, indicating that
individual ability to resolve game problems shows a greater importance role than
the play standard in each complex. In short, the use of non-agency units, through
the weighting of direct and indirect connections, provided refined information and
the weight of the behaviour of each variable in all Game Complexes, contributing
to the understanding of the ecology and dynamics of volleyball. It is suggested
that future investigations consider tactical systems, players characteristics, or
factors that may impact individual actions, such as situational restrictions of the
game (momentum, game status, previous and post-error actions).
KEY-WORDS: Analysis of Social Networks; Eigenvector Centrality; Performance
Analysis, Game Actions; Volleyball.
Language:
Portuguese