Mobilidade OUTgoing Estudantes | Estudos
Destinatários
- Matriculados num curso oficial do ensino superior;
- Não tenha efetuado 12 meses de mobilidade;
- Esteja inscrito pelo menos no 2º ano de estudos universitários (estudos) e nas condições do acordo prévio assinado entre as Universidades parceiras;
- Com situação de propinas regularizada.
Candidatura
- Decorre normalmente de 15 de dezembro a 15 de fevereiro (para ano letivo seguinte);
- Divulgação na página FCUP e e-mail institucional da Faculdade, anualmente;
- Lista de Vagas | "Resultado das colocações” fica disponível na área de Pré-Candidatura de cada estudante | Informação Pré-Candidatura
Formalização da Candidatura
Após tomar conhecimento de que foi selecionado/a o/a estudante terá de formalizar a candidatura. E para isso, deverá seguir os seguintes procedimentos:
- 1º Preencher o Formulário de Candidatura com os seguintes documentos obrigatórios:
- Nº de Identificação Bancária (IBAN);
- Cartão de Cidadão (CC) e/ou Passaporte;
- Nº de Identificação Fiscal (NIF);
- Cartão Europeu de Saúde de Doença (CESD).
Antes da Partida
- Deverá começar a reunir toda a documentação necessária para a mobilidade, assim que tenha conhecimento da aceitação por parte da Universidade de Acolhimento;
- Assim, entre os principais documentos que o/a estudante deverá tratar são:
- Viagem - o/a estudante, deverá realizar uma pesquisa on-line e/ou Agencias de Viagens, por forma a encontrar a melhor opção e o melhor preço;
- Alojamento provisório caso o alojamento definitivo não esteja garantido, a Universidade de Acolhimento não assegure ou disponibilize o alojamento durante o período de estudos - terá que ser o/a estudante à chegada a procurar um local para residir; recomendamos que o/a estudante garanta um alojamento em Hotel / Pousada / Hostel, para os primeiros dias, até encontrar um alojamento definitivo;
- Cartão Europeu de Saúde / Seguro Privado - em países em que o CESD não seja válido ou o caso o estudante pretenda garantir, em caso de necessidade, assistência médica privada, deverá contratar um seguro de saúde privado. Para alguns destinos/países fora da União Europeia este seguro é obrigatório.
Inscrição na FCUP / Pagamento das propinas na FCUP
É da inteira responsabilidade do estudante inscrever-se na FCUP bem como pagar as respetivas propinas/seguro. Para tal deverá contactar, antes da partida, os Serviços Académicos da FCUP para se certificar que tudo esta regularizado.
Durante a estadia na Instituição de Acolhimento
- Registo na Instituição de Acolhimento
Deverá dirigir-se ao Gabinete responsável pela Mobilidade na Instituição de Acolhimento ou à pessoa responsável pela mobilidade, a fim de se registar e conhecer todos procedimentos necessários;
- Preenchimento / Upload do Statement Period of Studies
O “Statement Period of Studies” certifica a data de chegada/partida na Instituição de Acolhimento. Deverá ser preenchido, assinado e colocado em upload na plataforma SIGARRA; e deverá guardar o documento original para nova assinatura no regresso à FCUP.
- Verificação do Plano de Estudos Original
Com o responsável pela Mobilidade na Universidade Parceira, deverá verificar a compatibilidade das unidades curriculares previamente acordadas no seu Plano de Estudos Original.
Caso sejam necessárias alterações deverá enviar um e-mail para outgoing@fc.up.pt, informando a incompatibilidade e fornecendo os seguintes dados: Motivo da incompatibilidade; Código, nome e créditos da disciplina proposta para anular;
Código, nome e créditos da disciplina proposta a acrescentar;
- Formalização das Alterações ao Contrato de Estudos Inicial (caso seja aplicável)
Depois de aceites as alterações pelos responsáveis pelo Programa de Mobilidade na FCUP, receberá via e-mail, os documentos para a formalização destas alterações.
Deverá assina-los e recolher a assinatura e carimbo da Universidade de Acolhimento. Posteriormente deverá devolvê-los também via e-mail para outgoing@fc.up.pt
Regresso à FCUP
- Comunicar a data de regresso na Instituição de Acolhimento (ao responsável pela mobilidade) a data de regresso a Portugal;
- Certificado de Notas/Transcript of Records – é obrigatório trazer o “Certificado de Notas/Transcript of Records” carimbado e assinado pelo responsável na Universidade de Acolhimento. No certificado terá que constar: nome das disciplinas a que se inscreveu, créditos associados a cada uma delas e a respetiva classificação local; É da responsabilidade do/a estudante assegurar que este documento, original, chega à FCUP em tempo útil;
- Preencher o Statement Period of Studies - documento original, preenchido, assinado e carimbado pela Universidade de Acolhimento;
- Cumprir com todos os procedimentos solicitados pelo SRI-REIT e devidamente transmitidos por esse Serviço, com vista ao término da Mobilidade.