Candidatura a Mestrado
A candidatura deverá ser feita na Secção de Pós-Graduação desta Faculdade ou enviada por correio para:
Secção de Pós-Graduação
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto,
Rua do Campo Alegre, s/n
4169-007 Porto
O pagamento da taxa de candidatura poderá ser efetuado através de envio de cheque/ vale postal à ordem de UP FC Tesouraria.
Para a instrução do processo de candidatura são necessários os seguintes documentos:
- Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico solicitando a aceitação da candidatura
- Boletim de Candidatura
- Certidão de licenciatura e ficha académica ou certidão de licenciatura e certidão de aprovação em unidades curriculares (*). Nos casos em que não seja exigida a Licenciatura como habilitação mínima, o candidato pode entregar uma certidão de aprovação em unidades curriculares com indicação dos respetivos créditos
- Curriculum Vitae
- Fotocópia do Bilhete de Identidade
- Fotocópia de Cartão de Contribuinte (ou documento equivalente).
- Outros documentos que considere relevantes para apreciação da candidatura
Além dos documentos atrás indicados, algumas Direções de Curso poderão solicitar documentos adicionais, como por exemplo no Mestrado em Arquitetura Paisagista em que é exigido Portfólio.
(*) Quando no momento da candidatura o estudante não possa apresentar toda a documentação requerida, podem ser entregues documentos não oficiais que substituam os documentos requeridos, devendo os documentos originais ser entregues no ato de inscrição. Analogamente, no caso do estudante ter optado por entregar uma impressão da sua ficha académica, deve entregar a certidão de aprovação em unidades curriculares no ato de inscrição. Se o conteúdo dos documentos oficiais entregues diferir dos documentos não oficiais, o estudante deve referi-lo explicitamente no ato de inscrição. A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto reserva-se o direito de reapreciar as candidaturas correspondentes bem como, se não tiver sido referido pelo candidato a diferença entre a informação previamente entregue e a constante nos documentos oficiais ou em casos limite, de recusar a candidatura e demais atos subsequentes.
Nota 1: Os estudantes da Universidade do Porto estão dispensados da entrega dos documentos que comprovem a titularidade das suas habilitações literárias, bem como da entrega das certidões de aprovação em unidades curriculares.
Nota 2: A candidatura está sujeita ao pagamento de 55 ¤ (conforme previsto na tabela de emolumentos da UP).
Inscrição em Mestrado
O candidato admitido à inscrição no curso de mestrado, cuja ordem de seriação esteja dentro do numerus clausus do mestrado, deverá fazer a sua inscrição na Secção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências.
São necessários os seguintes documentos:
- 1 fotografia a cores, tipo-passe
- Boletim de Vacinas atualizado
Período Adicional de Inscrição
Nos casos em que o número de vagas não seja preenchido, decorrerá um período adicional de inscrição durante três dias úteis, contados a partir do término do prazo de inscrição no mestrado, de acordo com o seguinte processo:
- Durante aqueles três dias úteis a Secção de Pós-Graduação aceita a inscrição condicional de qualquer candidato da lista de admitidos, aprovada pelo Conselho Científico.
- Decorridos os três dias úteis, as inscrições condicionais passam a definitivas, em número que não ultrapasse o número de vagas sobrantes e respeitando a seriação constante da lista aprovada pelo Conselho Científico.
Matrículas Mestrados 2012/2013 1ª fase
Nota: Não será comunicado a qualquer candidato o resultado da seriação ao mestrado. A lista de seriação, aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade, será afixada nas vitrines junto à Secção de Pós-Graduação e divulgada na Internet junto da informação específica de cada mestrado.