Você está em: Início > Notícias > Novas plantas chegaram ao jardim fenológico do IGUP
Mapa das Instalações

Novas plantas chegaram ao jardim fenológico do IGUP

IGUP tem o único jardim fenólogico do país

plantacao-igup

Chegaram com a Primavera e estão agora plantadas no Jardim Fenológico do Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP), que integra a Rede Europeia de Jardins Fenológicos Internacionais (IGP, na sigla em inglês). São seis novas espécies: Abeto-falso (Picea abies), Bétula (Betula), Prunus (Prunus L.) , Castanheiro (Quercus),  e Tília (Tilia L.) e um novo exemplar de Salgueiro (Salix acutifolia Willd.)

Estas plantas compõem o jardim fenológico do IGUP em conjunto com o Larício europeu (Larix decidua Mill.), o Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris L.), a Faia-europeia (Fagus sylvatica L.), Choupo-tremedor (Populus tremula L.), , Forsythia suspensa Thunb e Lilazeiro chinês (Syringa chinensis L.).

A fenologia é o ramo da ciência que relaciona fenómenos periódicos da natureza e os ciclos anuais (estações do ano), tendo em conta as variações climatéricas. Com plantas geneticamente iguais dispersas por diferentes localizações geográficas, os jardins fenológicos têm um papel fundamental no estudo e na observação destas espécies.

Em fevereiro, em entrevista ao jornal Público, Helena Ribeiro, docente da FCUP e responsável pelo jardim fenólogico do IGUP, já deu conta de uma chegada antecipada da Primavera, como consequência das alterações climáticas: "Já verificámos algumas flores abertas na Forsythia (lilazeiro chinês) e do Populus (choupo). Os gomos florais da Fagus já saíram do estado fenológico de dormência (incharam e mudaram de cor), o que é usual só acontecer no início de março".

Partilhe connosco as suas novidades: sicc@fc.up.pt
SICC. 29-03-2023

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-09-22 às 16:04:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias