Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Formar professores no Ensino Superior: o caso da Formação Inicial de Professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Formar professores no Ensino Superior: o caso da Formação Inicial de Professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Title
Formar professores no Ensino Superior: o caso da Formação Inicial de Professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2012
Authors
Martins, Maria Felisbela
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Natural sciences
Other information
Resumo (PT): O modelo de formação inicial de professores de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto inseria-se num quadro de formação mono-disciplinar de Licenciatura ao qual se lhe seguia inicialmente uma Formação Integrada e mais tarde um Curso de Especialização em Ensino. Este modelo vigorou, em meio universitário, desde 1987 a 2008. O modelo que se lhe seguiu, organizado à luz do Processo de Bolonha, resulta numa formação académica agora correlacionada com a formação em História dando origem ao Curso de Mestrado em Ensino da História e Geografia. Ao longo destes anos tratou-se de promover uma formação inicial que fomentasse o desenvolvimento de capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador crítico e em formação permanente. Neste estudo pretendemos dar a conhecer como professores de Geografia formados por esta Faculdade se apropriaram das concepções curriculares e modos de trabalho pedagógico desenvolvidos e que sentidos e significados foram desencadeados ao nível das práticas. Pretendemos contribuir para uma reflexão e desenvolvimento da formação de professores de Geografia desenvolvida nesta Faculdade, agora que se encontra ligado à formação de professores de História e novos desafios e constrangimentos se nos colocam nesta modalidade de formação.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
felisbela_martins 1099.08 KB
Related Publications

Of the same book

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Chapter or Part of a Book
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Chapter or Part of a Book
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Chapter or Part of a Book
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

See all (10)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-20 at 15:18:42 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal