Resumo (PT):
A prática pedagógica desenvolvida no âmbito do projeto
Portal infoCosméticos assenta nos princípios de uma aprendizagem
cooperativa e colaborativa promovendo a interação
entre estudantes de diferentes UO e a sua participação ativa
no processo de construção do conhecimento orientado para
a divulgação científica. Este projeto é dinamizado por uma
equipa multidisciplinar constituída por docentes e estudantes
da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Letras
e da Faculdade de Belas Artes da U.Porto, que, em trabalho
colaborativo, selecionam, produzem e editam os conteúdos
publicados no portal. Esta prática pedagógica promove
nos estudantes o desenvolvimento de competências
específicas de cada área científica, mas também de competências
transversais associadas à aprendizagem colaborativa, tais como liderança, gestão de conflitos e espírito crítico. Reduz
também o isolamento e promove a responsabilidade mútua,
aprendizagem de novas ideias e criação de redes interpessoais.
Simultaneamente, esta prática pedagógica fomenta nos estudantes
uma maior consciencialização da responsabilidade
da universidade em prol da sociedade, a designada terceira
missão, e do papel que eles podem desempenhar nessa missão.
Deste modo, contribui para que cada estudante se sinta
parte integrante e ativa da UP, e estimula a educação para
a cidadania, dando resposta à necessidade de esclarecimento
de dúvidas dos consumidores e profissionais sobre produtos
e ingredientes cosméticos, através de uma abordagem educativa
suportada na evidência científica, e com utilização de terminologia
de fácil entendimento e de infografias.
Abstract (EN):
The pedagogical practice developed within the scope of the
infoCosmetics Portal project is based on the principles of cooperative
and collaborative learning, promoting interaction
between students from different OUs and their active participation
in building knowledge geared towards scientific
dissemination. A multidisciplinary team organises this
project comprises lecturers and students from the Faculty
of Pharmacy, the Faculty of Arts and the Faculty of Fine Arts
of the University of Porto, who collaboratively select, produce and edit the content published on the portal. This pedagogical
practice encourages students to develop skills specific to each
scientific area and transversal skills associated with collaborative
learning, such as leadership, conflict management,
and critical thinking. It also reduces isolation and promotes
mutual responsibility, learning new ideas and creating interpersonal
networks. At the same time, this pedagogical practice
makes students more aware of the university’s responsibility
to society, the so-called third mission, and the role they
can play in this mission. This way, it contributes to each student
feeling an integral and active part of UP. It encourages
education for citizenship, responding to the need to clarify
consumers’ and professionals’ doubts about cosmetic products
and ingredients through an educational approach supported
by scientific evidence, using easy-to-understand terminology
and infographics.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific