Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.

Title
Corpos sonoros: O gesto como potenciador da construção e da destruição.
Type
Poster in an International Conference
Year
2021-12-09
Authors
Grécia Matos
(Author)
FBAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference International
[e]motion Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Porto, 2021-12-09
Scientific classification
CORDIS: Humanities > Arts > Fine arts > Plastic arts
FOS: Humanities > Arts
Other information
Subject: corpo; gesto; ação; acumulação; rasura.
Resumo (PT): Este estudo problematiza a prática artística como intensificação através de construções poiéticas de desaparecimento. Através da iteração de gestos, ritmos e intensidades são amplificados num repetido, mas sempre novo movimento. Para tal, convocam-se projetos plásticos de Filipa Cruz e de Grécia Paola onde o corpo é explorado pelo automatismo num estado próximo do hipnótico. Este corpo é capaz de experienciar as suas limitações enquanto constrói, destrói e rasura registos imagéticos de resultado desconhecido. Transpondo os limites, rasgando ou prolongando-se para fora da superfície, o papel converte-se em corpo sonoro que acumula as ações por meio de feridas impressas. Fruto destes agenciamentos poiéticos, ações de acumulação e de rasura, testam a debilidade da superfície, a inevitabilidade da destruição material e o perdurar da ação através de mecanismos de captura audiovisual. "Entrance" (Grécia Paola) e “Nada” (Filipa Cruz) indagam sobre a intensificação e exaustão de um corpo que questiona a sua duração, as suas extensões e os seus limites. Problematizando o corpo e sua (i)materialidade, visualidade e sonoridade por meio de ações de destruição e desaparecimento, o foco da pesquisa reside numa abordagem à prática artística potencializadora da experiência de um corpo no e com o mundo. Finalmente, o resultado consiste num poster onde se analisa o gesto e ação efémera de um corpo maquínico que persiste como memória e arquivo sonoro.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: https://artes.porto.ucp.pt/graduateconference
Notes: [e]motion – I Graduate Conference on Science and Technology of the Arts Our relationship with the body and the material world has been transforming following processes of digitalization that were in motion before COVID-19 but, as consequence, were potentially accelerated. It is urgent to foster research on what is the place for physicality and (i)materiality in our time. In this context, the 1st Graduate Conference on Science and Technology of the Arts chose to focus on the intertwinement of notions of motion and emotion through interdisciplinary approaches from and towards the arts and/or heritage.
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Related Publications
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-06-26 at 05:14:52 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal