Subject:
Escultura, Gesso, Moldagem, (in)visibilidades, Produção artística
Resumo (PT):
O artigo dedica-se ao estudo da condição de (in)visibilidade do gesso e dos processos de moldagem
na criação artística. Na articulação entre criação e investigação, parte-se da produção artística autoral
para pensar as motivações operativas e metodológicas da presença/ausência do gesso e da moldagem
na arte contemporânea, particularmente, no processo e resultado. Para tal, o estudo alicerça-se em duas
esculturas: «Mira no Infinito» (2018) e «Mira no Outro Espaço» (2019). A primeira é corpo-contentor
esférico em gesso intencionalmente deixado visível. Na segunda escultura, o gesso permanece
invisível (ausente) do produto final, mas constitui-se como determinante no processo de moldagem
que o antecede. O artigo examina o engenho técnico da moldagem enquanto processo estratégico,
silencioso e invisível na construção das formas e dos múltiplos e nas características dúcteis e poéticas
do gesso que conduzem à sua incorporação em objetos artísticos.
Correlacionam-se opções plásticas, conceptuais e filosóficas basilares na problematização do gesto,
(in)visibilidade e relação imagem-escultura. Teoricamente, identifica-se Aby Warburg nas
preocupações sobre força, repetição e multiplicação de gestos e sua relação com a moldagem,
capacidade de resiliência e condição de (in)visibilidade. Com Walter Benjamin a (in)visibilidade da
escultura segundo o valor do processo e do valor de exposição aproxima-se das preocupações em torno
do lugar visível do gesso como matéria, contentor poético e porta para o invisível; e do invisível do
gesso e da técnica da moldagem no processo criativo para solucionar desafios projetuais.
Plasticamente, a potência do gesto impressa na forma e no molde, força inesgotável (in)visível em
determinado processo ou forma, relaciona visível-invisível com memória e esquecimento. Entre gestos
e corpos visíveis ou esquecidos, Marie-José Burki e Charlotte Moth contrastam com as duas esculturas
por tratarem a imagem escultórica por meio da imagem bidimensional. Com Burki, «Petit grand
monde» aborda corpos escultóricos acumulados na gipsoteca do Musée du Louvre que permanecem invisíveis para o fruidor. Moth com «La Réserve» regista videograficamente os cheios-vazios de
corpos em gesso esquecidos, propondo uma abordagem à visibilidade do espaço expositivo e à
invisibilidade inerente às formas, objetos e corpos que permanecem na reserva.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
Tel. [+351] 213 252 108 comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
Notes:
Conferência: A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação
Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade
de Lisboa
No. of pages:
2