Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Uma viagem na busca por concretizar um processo efetivo de ensino-aprendizagem
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Uma viagem na busca por concretizar um processo efetivo de ensino-aprendizagem

Title
Uma viagem na busca por concretizar um processo efetivo de ensino-aprendizagem
Type
Thesis
Year
2022-11-02
Authors
Diogo Silva Marques
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O estágio profissional (EP) carateriza-se pelo culminar da formação integral do estudante. Neste documento são descritas as vivências ao longo de todo o processo, tendo como objetivo salientar a evolução como estudante estagiário (EE). É a primeira vez que o EE tem um contato real com o mundo do ensino. Durante esse contato são experienciados vários momentos. Estes momentos acabam por traçar a nossa identidade enquanto professores, e evidenciam a nossa evolução com base nas aprendizagens, dificuldades, estratégias adotadas e soluções encontradas para que seja possível tornar num melhor professor e pessoa. O percurso começou em setembro de 2021 e teve o seu termino em junho de 2022, na Escola Básica e Secundaria do Cerco, onde tive a oportunidade de lecionar uma turma do curso profissional de Desporto. O seguinte documento irá estar dividido em cinco partes: A primeira, a introdução que irá contextualizar o relatório de estágio, a segunda, o enquadramento pessoal, onde irei abordar o meu percurso pessoal, o terceiro, o enquadramento da prática profissional, onde consta a caracterização da escola, da turma, do Núcleo de Estagio, do Professor Cooperante e da Professora Orientadora, o quarto ponto, referente a realização da prática profissional, em que irei abordar todo o processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, e por último, o quinto ponto, referente ao estudo de investigação realizado.
Abstract (EN): The professional internship is characterized by the culmination of integral students’ formation. This document describes the experiences throughout the process aiming to highlight the evolution as an intern student. It is the first time that the internal student has had real contact with the teaching world. During this contact, several moments are experienced. These moments end up tracing our identity as teachers and evidence our evolution based on learning, difficulties, adopted strategies, and solutions to become better teacher and person. The course began in September 2021 and was finished in June 2022, at the Cooperative School where I had the opportunity to teach a professional sports course. The document will be divided into five parts: The first one is the introduction that will contextualize the internship report, the second one includes the personal framework, where I will address my journey, the third one is about the framework of professional practice, which consists of the characterization of the school, the class, the Internship Center, the Cooperating Professor, and the Guiding Professor, the fourth point refers to the realization of professional practice, in which I will address the entire teaching-learning process throughout the school year, and finally, the fifth point, states the research study carried out. Keywords:
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Estágio (final) de Diogo Silva Marques Estágio profissional: Uma viagem na busca por concretizar um processo efetivo de ensino-aprendizagem 1269.95 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-10-18 at 21:26:18 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal