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Problemas de Ressonancia ou Vibração Excessiva de Pontes Ferroviárias em Linhas de Alta Velocidade

Title
Problemas de Ressonancia ou Vibração Excessiva de Pontes Ferroviárias em Linhas de Alta Velocidade
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
1994
Authors
Raimundo Delgado
(Author)
FEUP
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António Campos e Matos
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Pages: 273-288
Betão Estrutural 1994
Porto
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Resumo (PT): No presente artigo é analisado o comportamento de uma ponte ferroviaria, sujeita à passagen de uma composição, do tipo das que circulam usualmente nas vias de alta velocidade. A ponte é de betão armado e pré-esforçado, constituida por um tramo simplesmente apoiado com trinta metros de vão. O comboio é composto por duas locomativas, situadas uma em cada extremidade, e por treze carruagens. A ponte foi arnlisada do ponto de vista da segurança estrutural, atraves da observação do coeficientes de amplificação dinâmica em termos de deslocamentos e esforços; da segurança da circulação, através da observação das acelerações registadas no tabuleiro; do conforto dos passageiros através da observação das acelarações verificadas nas carruagens do comboio. E dado especial relevo à influência do coeficiente de amortecimento estrutural nas respostas calculadas, procurando analisar importância deste parâmetro no comportamento da ponte ferroviária. Os coeficientes de amplificação dinâmica e as acelerações máximas do tabuleiro foram depois comparados com os valores regulamentares especificados no Eurocodigo 1.
Abstract (EN): The paper presents the analysis of the behaviour of a railway bridge, submitted to the passage of a train of the type that is frequent in high speed lines. It is reinforced and prestressed concrete bridge, with simply supported deck with a span of 30 metres. The train consists of two locomotives, one on each end, and thirteen carriages. The bridge was analysed concerning: structural safety, through the observation of the dynamic magnification factors in terms of displacements and stresses; traffic safety, via the observation of the accelerations in the deck; passenger comfort, by studying the acceleration in the train carriages. Special care was given to the influence of the structural damping factor in the computed responses in order to analyse the importance of this parameter in the behaviour of the railway bridge. The dynamic magnification factors and maximum accelerations were compared with the values specified in the Eurocode 1.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 16
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