Resumo (PT):
No âmbito do Roteiro Turístico e Económico de Portugal, entre 1945 e 1977, foram produzidas 194 publicações, 136 das quais
referentes a representações de concelhos de Portugal Continental. A editora visava concretizar uma ampla cobertura do território
nacional, tendo como principais objetivos, como está explicitado na designação, a promoção turística e a informação económica
sobre os municípios representados. Assumiu, igualmente, uma muito evidente dimensão cultural, identificável nos elementos simbólicos presentes nos documentos produzidos, tanto associáveis ao património material como imaterial concelhio.
Conhecimento científico, politica e cultura cruzam-se na organização dos roteiros ROTEP. Com o patrocínio de Amorim Girão que
enquadra a produção dos roteiros, fica evidente a moldura científica, enquanto a tutela política se manifesta através do apoio, em
alguns dos números, do Ministério da Educação Nacional e do Secretariado Nacional da Informação e Turismo. Já a dimensão cultural surge com a valorização de elementos tradicionais, exaltados em tantas das dimensões incluídas nas representações, constituindo marcas identitárias destas publicações, inequivocamente identificáveis na organização da maioria dos documentos consultados.
Assim, os documentos produzidos pelo ROTEP, a grande maioria com a organização do fotógrafo Camacho Pereira, contribuíram
para ampliar o conhecimento dos municípios e das regiões, acompanhar as transformações que ocorreram pelos anos quarenta
do século XX e vincar os elementos de diferenciação territorial, permitindo simultaneamente aprofundar o debate sobre as temáticas do turismo e da cartografia, vigentes durante o Estado Novo, tendo como primeiro argumento um dos motes da publicação:
“Com a ROTEP o Turista sabe o que tem a ver no local que visita…”.
Abstract (EN):
Within the scope of the Touristic and Economic Roadmap of Portugal, between 1945 and 1977, 194 publications were produced,
136 of which refer to representations of municipalities in Mainland Portugal. The publisher aimed to achieve a wide coverage of the
national territory, having as main objectives, as explained in the name, tourist promotion and economic information about the municipalities represented. It also assumed a very evident cultural dimension, identifiable in the symbolic elements present in the documents produced, both associated with the material and immaterial heritage of the municipality.Scientific knowledge, politics and
culture intersect in the organization of ROTEP scripts. With the sponsorship of Amorim Girão that frames the production of the
scripts, the scientific framework is evident, while the political tutelage is manifested through the support, in some of the numbers, of
the Ministry of National Education and the National Secretariat for Information and Tourism. The cultural dimension, on the other
hand, comes with the valorization of traditional elements, exalted in so many of the dimensions included in the representations,
constituting identity marks of these publications, unequivocally identifiable in the organization of most of the consulted documents.Thus, the documents produced by ROTEP, the vast majority with the organization of photographer Camacho Pereira, contributed to expand the knowledge of municipalities and regions, to accompany the transformations that occurred in the forties of the
20th century and to emphasize the elements of territorial differentiation, allowing simultaneously deepen the debate on the themes of tourism and cartography, in force during the Estado Novo, having as a first argument one of the motives of the publication: “With
ROTEP the Tourist knows what has to do in the place he visits…”.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/18285.pdf