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Publication

Observação durante o Ensaio de Carga do tabuleiro do viaduto ferroviário da Trofa na linha do Minho

Title
Observação durante o Ensaio de Carga do tabuleiro do viaduto ferroviário da Trofa na linha do Minho
Type
Technical Report
Year
2010
Authors
Rio, J
(Author)
FEUP
Cavadas, F
(Author)
FEUP
Faria, R
(Author)
FEUP
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Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Civil engineering
CORDIS: Technological sciences > Technology > Instrumentation technology ; Technological sciences > Engineering > Civil engineering > Structural engineering ; Technological sciences > Engineering > Civil engineering > Concrete engineering
Associated Institutions
LABEST - LABEST - FEUP
Other information
Resumo (PT): O novo viaduto ferroviário na variante da Trofa da linha do Minho com 327 m de comprimento foi construído a leste da actual estação da Trofa, junto à Igreja nova, pertencendo à empresa de Rede Ferroviária Nacional, REFER, e tendo sido aberto dia 16 de Agosto de 2010. O objectivo do Ensaio de Carga consiste em avaliar experimentalmente o comportamento estrutural do viaduto sob acções de cargas circulantes seleccionadas, para estabelecer um estado inicial de referência com vista a futuras avaliações e para verificar a conformidade entre a resposta estrutural do viaduto construído com o projectado. Pretende-se conhecer o desempenho da estrutura submetida a solicitações semelhantes às acções a que vai estar sujeita durante a sua utilização corrente, em termos de comportamento e deformabilidade. Para o efeito foi planeado e executado um Ensaio de Carga e um Ensaio Ambiental, sendo a estrutura devidamente monitorizada para avaliar o seu comportamento. No Ensaio de Carga foram observadas deformações e rotações das diversas secções instrumentadas sob acção de diferentes veículos ferroviários, quer efectuando paragens em secções críticas, quer obtendo as linhas de influência das cargas circulantes. No Ensaio Ambiental foram observados os movimentos das juntas de dilatação e a temperatura em dois pontos. Os resultados foram obtidos de forma automática, permitindo a observação em tempo real das grandezas mais relevantes para avaliação do comportamento do viaduto.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 89
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