Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos

Title
Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2020
Authors
Pinto, Alexandra Guedes
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Rodrigues, Sónia Valente
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Book
Pages: 227-255
ISBN: 978-3-631-81152-8
Electronic ISBN: 978-3-631-82138-1 (PDF); 978-3-631-82139-8 (EPub)
Scientific classification
CORDIS: Humanities > language sciences
Other information
Resumo (PT): Neste estudo exploramos a hipótese de construções linguísticas com o formato é Adj que X (é evidente que x) funcionarem nos textos como marcadores argumentativos, que assinalam tipos de argumentos, movimentos argumentativos ou outras estratégias da argumentação. Com esta proposta, baseada em estudos anteriores sobre a argumentação e os seus sinais linguísticos, visamos contribuir para o alargamento das classes de marcadores argumentativos para além dos conetores considerados como mais clássicos nos estudos linguísticos sobre argumentação, nomeadamente, em pedagogia, nos estudos retóricos e no processamento da argumentação em linguagem natural. Utilizamos como corpus um conjunto de artigos de opinião da imprensa escrita portuguesa, compilados entre os anos de 2010 e 2018, de onde procedemos ao levantamento e análise das construções em estudo. A análise permitirá confirmar que, quando um segmento de texto surge encabeçado por estas estruturas de enquadramento proposicional, existe uma focalização sobre o posicionamento do enunciador quanto àquilo que diz, que, podendo oscilar entre uma modalização epistémica, evidencial, deôntica ou de natureza mais avaliativa, assinala sempre uma dada orientação argumentativa que nos propomos descrever com maior detalhe.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos (2023)
Chapter or Part of a Book
Duarte, Isabel Margarida ; Pinto, Alexandra Guedes ; Rodrigues, Sónia Valente
Contraste, concessão e contra-argumentação em textos académicos: uma análise exploratória (2022)
Article in National Scientific Journal
Duarte, Isabel Margarida ; Pinto, Alexandra Guedes ; Rodrigues, Sónia Valente
A escrita da Introdução do Relatório por estudantes de Mestrados em Ensino: um estudo de homenagem a Graça Pinto (2020)
Article in National Scientific Journal
Duarte, Isabel Margarida ; Pinto, Alexandra Guedes ; Rodrigues, Sónia Valente

Of the same book

Para uma comparação dos marcadores discursivos bem e bom em português europeu em contraste com well em inglês (2020)
Chapter or Part of a Book
Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da
Marcadores discursivos com ora e as suas correspondências em espanhol (2020)
Chapter or Part of a Book
Ponce de León Romeo, Rogelio ; Duarte, Isabel Margarida
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-20 at 15:21:36 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal