Resumo (PT):
Na sequência do naufrágio do vapor “Porto”, em 1852, que, pela sua dimensão trágica,
comoveu a cidade e o País, o poder central ordenou a procura de uma alternativa portuária
à perigosa barra do Douro, para ligar o Norte ao mundo por via marítima. Se a decisão
foi pacífica nessa conjuntura, a procura posterior de uma nova localização portuária
tornou-se objeto de larga discussão, surgindo um longo estendal de propostas, antes de o
porto de Leixões estabilizar na atual configuração. A escolha da nova instalação portuária
desenvolveu-se numa complexa malha de poderes e interesses políticos, económicos e
sociais, que se arrastou no tempo, em função da distância que a nova estrutura ficava da
cidade industrial e comercial que o Porto configurava, questionando-se a ligação desta
cidade à estrutura portuária e a sua funcionalidade. Neste quadro desenvolveram-se
diversas propostas de engenharia que alvitravam formas de ligar a cidade à nova estrutura
de Leixões, sem abdicar do tradicional porto do Douro - equacionaram-se diferentes
formas de assegurar um sistema portuário que ligasse as duas estruturas portuárias
(Douro e Leixões) e legislou-se mesmo no sentido de integrar Leixões na cidade do Porto,
para garantir a persistência do Porto como a cidade âncora do dinamismo económico do
Norte. O texto procura balizar diversos quadros históricos por onde perpassa a discussão
em torno da localização do porto do Porto, sendo acompanhado de uma apresentação que
ensaia metodologias de representação cartográfica, com recurso a sistemas de informação
geográfica, visando facilitar a interpretação das sucessivas soluções propostas para as
instalações portuárias.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Volume 3 - Cidade industrial: Disponível em: https://ch.guimaraes.pt/static/uploads/actas/2CHI/vol3/CHIv3art08.pdf