Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário

Title
Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2017
Authors
Friães, Rita
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Fonseca, Paula
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Other information
Resumo (PT): O principal objetivo do presente estudo consiste na análise do impacto das mais recentes alterações legislativas na reorganização da oferta formativa no sistema de ensino superior em Portugal, na área da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário. Pretendemos fundamentalmente, analisar um segmento do sistema de ensino superior fortemente condicionado pela regulação governamental, legislativa e institucional em geral, no sentido de explicar a sua evolução e reorganização como resultante dessa mesma regulação. A formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico ou secundário é, atualmente e de forma dominante condicionada pelo ensino superior e orientada e apoiada na investigação, com uma “researcherly disposition”, na terminologia de algumas abordagens teóricas mais recentes. A oportunidade e originalidade deste estudo reside, antes de mais, na inexistência de um estudo desta natureza. Com efeito, procurámos aplicar uma abordagem pluridisciplinar para um quadro institucional complexo, reunindo três autoras com formações académicas diferentes – geografia, ciências da educação e direito – num campo de trabalho comum que é o estudo dos sistemas de ensino superior e as suas dinâmicas de evolução.
Abstract (EN): It is the aim of this paper to analyse the impact of the latest legislative changes on the reorganization of the teachers training programmes in the higher education system in Portugal, with a particular focus on the implementation of the Bologna process. Teachers training is currently and in a dominant way conditioned by higher education and oriented and supported by research; in short, teachers training shows increasingly a "researcherly disposition" in the terminology of some more recent theoretical approaches.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same book

Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português (2017)
Chapter or Part of a Book
Costa, Ana ; Rodrigues, Sónia Valente ; Sebastião, Isabel
Centro de Treino de Natação: núcleo de formação em exercício da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2017)
Chapter or Part of a Book
Aléxia Alves Fernandes; Ana Sofia Monteiro; Ricardo J. Fernandes
A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática (2017)
Chapter or Part of a Book
Inês Teixeira; Paula Batista; Amândio Graça
A prática pedagógica no processo da formação de professores de natação (2017)
Chapter or Part of a Book
Ana Sofia Monteiro; Aléxia Fernandes; Susana Soares; Ricardo J. Fernandes
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-20 at 15:27:57 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal