Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Construções da imagem: mecanismos de transmissão das imagens em dois filmes de Manoel de Oliveira - Douro, Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Construções da imagem: mecanismos de transmissão das imagens em dois filmes de Manoel de Oliveira - Douro, Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade

Title
Construções da imagem: mecanismos de transmissão das imagens em dois filmes de Manoel de Oliveira - Douro, Faina Fluvial e O Pintor e a Cidade
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2019
Authors
Barreira, Hugo
(Author)
FLUP
Scientific classification
CORDIS: Humanities > History
Other information
Resumo (PT): Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção das imagens em movimento e sobre alguns dos diversos processos de transmissão das imagens providenciando novas possibilidades de leitura e de significação para um corpus de dois filmes, dentro da cinematografia de Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial (1931/34) e O Pintor e a Cidade (1956), relacionáveis, porém, com um filme intermédio, Aniki-Bóbó (1942). Perante a multiplicidade de informação convocável em cada visionamento, tornou-se necessário criar um conjunto de instrumentos de análise, bem como um quadro teórico de referências que atuasse também como recurso e que permitisse ordenar e disciplinar o olhar para os diversos pontos de contacto de cada filme com a cultura visual na qual se inserem.
Abstract (EN): This work proposes a reflection on the construction of moving images and on some of the several processes of transmission of the images providing new possibilities of reading and meaning of a corpus of two films, within the cinematography of Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial (1931/34) and O Pintor e a Cidade (1956), related with a film made between them, Aniki-Bóbó (1942). In view of the multiplicity of information that could be gathered in each view, we created a set of analytical tools, as well as a theoretical framework of references that would also act as a resource and that would allow ordering and disciplining our views on various points of contact of each film with the visual culture in which they are inserted.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Passeio e Jardim das Virtudes : uma paisagem histórica urbana (2017)
Book
Barreira, Hugo; Rosas, Lúcia ; Botelho, Maria Leonor
Convento de Santa Clara do Porto : conservação e restauro (2021)
Book
Castro, Laura; Sebastian, Luis; Barreira, Hugo; Bidarra, Ana; Brito, Ana; Lopes, Ana; Rocha, Ana Sílvia; Santos, Catarina; Cunha, Cristina; Lemos, Manuel; Pimenta, Margarida ; Tissot, Matthias; Antunes, Pedro; Veiga, Rita; Lopes, Tânia Teixeira
Cities in the digital age: exploring past, present and future = Cidades na era digital: explorando passado, presente e future (2018)
Book
Câmara, Alexandra Gago da; Bottaini, Carlo; Alves, Daniel; Murteira, Helena; Barreira, Hugo; Botelho, Maria Leonor ; Rodrigues, Paulo Simões

See all (37)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-08-21 at 18:25:03 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal