Resumo (PT):
A delinquência juvenil e o abandono escolar precoce permanecem ainda um assunto
preocupante no nosso país. Apesar dos números associados ao crime juvenil manterem uma
tendência de descida desde 2015, este assunto continua a merecer atenção por parte dos
investigadores. Esta preocupação estende-se ao abandono escolar precoce, dado que a média
nacional continua superior à da União Europeia. Deste modo, o presente estudo tem como
principal objetivo projetar um instrumento de exploração vocacional, no formato de um
videojogo sério tendo como inspiração teórica a Teoria da Autodeterminação, a Teoria do
Flow, o Modelo da Exploração Reconstrutiva dos Investimentos Vocacionais e o Modelo
Integrado Cognitivo-Motivacional de concetualização e avaliação dos interesses. Integra
ainda aspetos tomados de empréstimo de programas de intervenção vocacional e jogos que
foram desenhados com o intuito do produto que se esboça neste trabalho: envolver os jovens
na exploração dos seus interesses com o intuito de investir em objetivos
formativos/profissionais pessoalmente motivadores. Assumindo a designação Xplore, trata-
se de um jogo de simulação que, procurando equilibrar as capacidades do jogador e a
dificuldade da tarefa, permitirá ao jovem explorar múltiplas possibilidades de realização
profissional, no acesso às quais a frequência do sistema educativo/formativo se revela um
requisito fundamental.
Language:
Portuguese
No. of pages:
41