Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Portugal ciclável 2030: Programa nacional para a interconexão das redes cicláveis municipais, para a estruturação entre redes contíguas e para a promoção de redes isoladas (PC2030)
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Portugal ciclável 2030: Programa nacional para a interconexão das redes cicláveis municipais, para a estruturação entre redes contíguas e para a promoção de redes isoladas (PC2030)

Title
Portugal ciclável 2030: Programa nacional para a interconexão das redes cicláveis municipais, para a estruturação entre redes contíguas e para a promoção de redes isoladas (PC2030)
Type
Technical Report
Year
2018-09
Authors
Pérez Babo, António
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Lefort, Juliane
(Author)
Other
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Ribeiro, Sofia Henriques
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Marques, Teresa Sá
(Collaborator)
FLUP
Ribeiro, Diogo
(Collaborator)
FLUP
Scientific classification
CORDIS: Social sciences > Geography
Other information
Resumo (PT): Programa PC2030 constitui um incentivo ao incremento de infraestrutura dedicada à utilização da bicicleta como um modo de transporte capaz de vir a ganhar peso relevante enquanto solução sustentável para responder a muitas das necessidades de mobilidade da população urbana, quer nas duas grandes metrópoles do continente português, como nos territórios das conurbações urbanas (urbanização difusa) e nas cidades consolidadas. A infraestrutura dedicada à circulação da bicicleta em canal que pode ou não ser segregado é aqui designada por ciclovia. A mobilidade urbana em Portugal tem evoluído de forma lenta, com menor diversificação dos modos de transporte utilizados do que o desejável. Existe uma excessiva dependência dos cidadãos relativamente à utilização do ‘carro próprio’, a utilização do transporte público é quase que exclusivamente significativa nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, e o modo ‘a pé’ é em geral elevado, mas pelas más razões (falta de alternativas ou fraco poder económico) e não tanto pelo incremento/ qualidade da infraestrutura que lhe serve de suporte. Neste contexto, a utilização da bicicleta como meio de transporte que responde às necessidades de deslocação das pessoas na sua vida quotidiana é ainda muito pouco significativa. (...)
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Relatório de Divulgação Pública do Ministério do Ambiente - Fundo Ambiental . Disponível em: https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/pc2030-pdf.aspx
No. of pages: 49
Documents
File name Description Size
PC2030 Relatório divulgação pública - 18Set12 2572.10 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-19 at 15:27:48 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal