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Entre o querer e o fazer em formação contínua de professores/as: discursos e práticas em uma rede municipal de educação

Title
Entre o querer e o fazer em formação contínua de professores/as: discursos e práticas em uma rede municipal de educação
Type
Thesis
Year
2012-10-08
Authors
Franciane Rossetto Soares
(Author)
FPCEUP
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar o processo de implementação de um projeto de Formação Contínua (em serviço) – os Encontros de Áreas Específicas – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Cariacica, no estado do Espíríto Santo, Brasil, nos anos de 2006 a 2011. A problemática do estudo centra-se em um período de transição, durante o qual o modelo/estrutura do programa de formação passou a ter, como concepção de formação, a ideia de construção coletiva de saberes a partir da reflexão sobre a prática profissional. A recolha de dados ocorreu a partir: a) da realização de um grupo focal com professores/as que tiveram alto índice de participação na formação, durante esse período; b) da realização de entrevistas semi-diretivas e questionários abertos a técnicos/as da Secretaria de Educação; c) de documentos institucionais e políticos que orientaram (e orientam) a formação de professores/as na rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de lacunas no efetivo desenvolvimento de ações de formações que pressupunham a autogestão dos/as professores/as, e mesmo a interpretação desse tipo de ações como desresponsabilização do sistema municipal de educação. Em relação aos quatro anos em que o programa foi desenvolvido, a partir de diferentes formatos, evidenciam-se desencontros nos discursos dos/as professores/as e dos/as técnicos da Secretaria Municipal de Educação, particularmente no que diz respeito a concepções e modos de uso do espaço da formação. Se para a Secretaria de Educação a formação devia atender a demandas gerais do sistema educacional, para os/as professores/as, a Formação Contínua deve ser um importante espaço de aprendizagens e partilha entre profissionais da mesma área do conhecimento, mas também uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e de combate à “solidão”, tantas vezes sentida no espaço escolar. Um aspecto relevante, também considerado neste estudo, prende-se com a “instituição administrativa” (Secretaria de Educação) e as implicações da sua estrutura e do seu funcionamento na organização dos processos de formação dos professores.
Language: Portuguese
No. of pages: 140
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