Resumo (PT):
A presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar o processo de
implementação de um projeto de Formação Contínua (em serviço) – os Encontros
de Áreas Específicas – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da
cidade de Cariacica, no estado do Espíríto Santo, Brasil, nos anos de 2006 a
2011. A problemática do estudo centra-se em um período de transição, durante o
qual o modelo/estrutura do programa de formação passou a ter, como concepção
de formação, a ideia de construção coletiva de saberes a partir da reflexão sobre
a prática profissional.
A recolha de dados ocorreu a partir: a) da realização de um grupo focal com
professores/as que tiveram alto índice de participação na formação, durante esse
período; b) da realização de entrevistas semi-diretivas e questionários abertos a
técnicos/as da Secretaria de Educação; c) de documentos institucionais e
políticos que orientaram (e orientam) a formação de professores/as na rede
municipal de ensino.
Os resultados da pesquisa apontam para a existência de lacunas no efetivo
desenvolvimento de ações de formações que pressupunham a autogestão dos/as
professores/as, e mesmo a interpretação desse tipo de ações como
desresponsabilização do sistema municipal de educação. Em relação aos quatro
anos em que o programa foi desenvolvido, a partir de diferentes formatos,
evidenciam-se desencontros nos discursos dos/as professores/as e dos/as
técnicos da Secretaria Municipal de Educação, particularmente no que diz
respeito a concepções e modos de uso do espaço da formação. Se para a
Secretaria de Educação a formação devia atender a demandas gerais do sistema
educacional, para os/as professores/as, a Formação Contínua deve ser um
importante espaço de aprendizagens e partilha entre profissionais da mesma área
do conhecimento, mas também uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e
de combate à “solidão”, tantas vezes sentida no espaço escolar. Um aspecto
relevante, também considerado neste estudo, prende-se com a “instituição
administrativa” (Secretaria de Educação) e as implicações da sua estrutura e do
seu funcionamento na organização dos processos de formação dos professores.
Language:
Portuguese
No. of pages:
140