Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário

Title
Um olhar sobre a cultura visual na disciplina de desenho num contexto de estágio do ensino secundário
Type
Thesis
Year
2018-11-12
Authors
Lúcia Maria Pinto Ribeiro
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): Este relatório procura propor uma visão para o ensino das artes visuais baseada em propostas da cultura visual, questionando diferentes modos de encarar a educação artística na contemporaneidade e orientando-a para a formação integral dos sujeitos, um pressuposto influenciado pela ideia que a arte e a estética constituem um meio para os sujeitos conhecerem e compreenderem o mundo, e a si mesmos. Esta visão holística de ensino e aprendizagem, com enfoque na literacia visual, convoca outros conteúdos e metodologias de ensino centradas nos estudantes. Daqui emergem novos desafios para as Artes Visuais, em específico, para a disciplina de Desenho A, do 12º ano: criar situações de aprendizagem significativa, que permitam dar voz aos estudantes, no sentido de promover o desenvolvimento do pensamento visual crítico e as diferentes subjetividades, ou descentralidades do eu. Evocando a metáfora das respigadoras (Hernandez, 2007) a materialização desta narrativa requer que nos posicionemos como professores, artistas e investigadores, no contexto da sala de aula, para a criação de comunidades de aprendizagem, que possibilitem o desenvolvimento e manifestação do pensamento disruptivo, desencadeado pela experienciação livre do desenho, desacorrentado de normas e verdades fixas; esta narrativa reclama que os estudantes possam ter voz, para que possam construir/desconstruir representações e sentidos de identidade.
Language: Portuguese
No. of pages: 82
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-09-18 at 01:44:57 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal