Resumo (PT):
Este trabalho pretende apresentar as qualidades psicométricas do Questionário de
Concepções Pessoais de Competência (Faria, Stocker & Pina Neves, 2009), um instrumento
compósito, com 162 itens, que avalia dimensões cognitivas e afectivas da motivação em
contexto escolar – auto-conceito e auto-eficácia académicos, concepções pessoais de
inteligência, dimensões causais e competência emocional.
A amostra compreende 385 alunos do 10º, 11º e 12º ano do ensino secundário, de ambos
os sexos (55,6% raparigas) e com idades entre os 13 e os 22 anos (M=16,3; DP=1,25).
A consistência interna, através do alpha de Cronbach, revela bons valores, entre 0,81 e
0,94, sendo a auto-eficácia académica a dimensão mais fidedigna. Quanto à validade, análises
factoriais exploratórias revelam índices globais de saturação e comunalidade satisfatórios,
explicando uma variância total de 31%. Por seu turno, análises factoriais confirmatórias
revelam bons índices globais e locais de ajustamento. As análises correlacionais entre
dimensões apresentam resultados mais elevados entre auto-eficácia e auto-conceito
académicos. O estudo da sensibilidade revela médias e medianas aproximadas, valores
mínimos e máximos claramente afastados, suportando a variância dos resultados, e
coeficientes de assimetria e de curtose satisfatórios. Por fim, o poder discriminativo dos itens
revelou-se satisfatório, principalmente os itens de auto-eficácia e de auto-conceito
académicos.
Os resultados do estudo exploratório das qualidades psicométricas do Questionário de
Concepções Pessoais de Competência permitiram levantar um conjunto de propostas de
refinamento do instrumento, que serão implementadas em estudos futuros e que contribuirão
para a sua validação no contexto escolar português.
Language:
Portuguese
No. of pages:
65